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Mais de 400 pacientes não comparecem a consultas médicas em Garibaldi

por Central de Conteúdos da Rádio Garibaldi

Levantamento é apresentado pela Secretaria de Saúde e se refere a maio

Foto: Priscila Pilletti

A saúde da comunidade garibaldense é uma preocupação da administração pública. Para isso, são oferecidas, mensalmente, cerca de 2,6 mil consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além das disponibilizadas no Pronto Atendimento Médico (PAM).

A ausência dos pacientes nos serviços agendados, no entanto, é uma realidade preocupante no município. Assim como nos meses antecedentes, em maio, mais de 400 pacientes não comparecem às consultas agendadas nas UBSs da cidade, entre consultas médicas de clínico geral, pediatra, ginecologista, psiquiatra, psicólogos, dentistas, entre outros, chegando a 20% dos atendimentos agendados.

 

Ausências nas consultas no mês de maio de 2018:

 

UBS Central

Clínico geral: 33 faltas

Ginecologista: 17 faltas

Dentistas: 54 faltas

Neuropediatra: 1 falta

Psiquiatra: 21 faltas

Psicólogas: 36 faltas

Assistente social: 12 faltas

Total: 174 consultas

 

UBS São Francisco

Clínico geral: 44 faltas

Ginecologista: 16 faltas

Dentista: 28 faltas

Pediatra: 5 faltas

Total: 93 consultas

 

UBS Chácaras/Vale dos Pinheiros

Clínico geral: 31 faltas

Psicóloga: 3 faltas

Pediatra: 13 faltas

Ginecologista: 12 faltas

Coleta de citopatológico: 13 faltas

Dentista: 18 faltas

Total: 90 consultas

 

UBS Santa Terezinha

Clínico geral: 36 faltas

Fisioterapia: 10 faltas

Dentista: 9 faltas

Ginecologista: 3 faltas

Dermatologista: 1 falta

Total: 59 consultas

 

A falta de interesse dos pacientes pelos serviços revela um descaso pela própria saúde, ao serviço público e à comunidade, como lembra a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes. É lamentável que as pessoas não compareçam aos atendimentos agendados, diz Simone, tirando lugar de alguém que realmente necessitaria.

Reforça que as pessoas comuniquem às UBSs se não puderem comparecer às consultas, pois outro paciente pode ser chamado. Para orientar a comunidade, há cerca de dois anos a Secretaria da Saúde publica o material informativo “Etiqueta do Paciente”, em que é solicitado que o usuário avise na UBS caso não possa comparecer.


 

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