Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Estado pede ações mais efetivas da AMESNE no combate à Covid-19

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM
Foto: Marília Bissigo - Ascom SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) cobrou mais ações da macrorregião Caxias do Sul para conter a disseminação do coronavírus, nesta sexta-feira, 18.06. Segundo os números do Sistema 3As, a incidência de novos casos está em 420 diagnósticos por 100 mil habitantes – o nível estadual é de 303, já considerado altíssimo. A SES pediu estratégias para reduzir a circulação do vírus e isso será debatido em reunião com os 49 prefeitos na próxima terça-feira, 22.06, às 17h, de forma online. Além do Comitê Técnico Regional e dos gestores, também participarão membros do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do governo estadual.

A secretária Arita Bergmann elogiou o atual plano proposto pela Amesne mas, ao mesmo tempo, cobrou ações mais efetivas e dados técnicos que apoiem essas medidas. Ela também ressaltou sobre a importância de ampliar a testagem, já proposta pela região e ter cuidado maior com as filas de espera por leitos.

Os últimos protocolos sugeridos pelo Comitê Técnico Regional, como a proibição da música ao vivo em bares e restaurantes, causou polêmica. Em Caxias do Sul está permitido, desde que tenha proteção acrílica entre os músicos e o público, que não pode ultrapassar de 70 pessoas. Esse é um dos exemplos de que as regras gerais não estão sendo seguidas por todos. A secretária também chamou a atenção que nem todos os municípios estão com as aulas presenciais liberadas. Vacaria, Pinhal da Serra, Muitos Capões e Campestre da Serra irão retomar as atividades nas escolas na segunda-feira, 21.06.

Os novos protocolos já entrarão em vigor na quarta-feira, 23.06. Por enquanto, ninguém promete restrições às atividades econômicas ou à circulação da população. Os prefeitos apenas pediram ao Estado o auxílio de forças para conseguir aumentar a fiscalização de aglomerações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais