Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Atendimento no ambulatório Covid segue com grande procura em Garibaldi

por Denise Furlanetto
Foto: Delano Pieta/Rádio Garibaldi

Desde a primeira semana de janeiro, a procura pelo ambulatório da Covid-19 vem crescendo. Na manhã desta quarta-feira, se formava fila na busca do atendimento. A variante Ômicron é responsável por grande parte dos pacientes infectados. Assim como em outros municípios, Garibaldi também registra uma alta taxa de infectados na faixa dos 20 aos 39 anos. Esta alta procura, fez com que a Secretaria Municipal de Saúde adotasse uma medida de testar somente moradores de Garibaldi. A procura é grande também na rede particular. Somente em duas farmácias pesquisadas cerca de 80 pessoas diariamente buscam testar e mais de 50% vem positivando. Por enquanto, admite-se que a Ômicron é mais leve que as outras variantes que circulam pelo Estado. As hospitalizações seguem baixas, bem como ocupação de leitos em UTI.

Especialistas acreditam que a variante Ômicron deve perder força a partir do mês de fevereiro. De acordo com presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, o pico de contágio deve ocorrer em uma a duas semanas. “É uma estimativa difícil. Mas depois do pico, começa a cair. Talvez, no final de fevereiro o número de casos já será bem menor”, explicou.

A variante foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde-OMS pela África do Sul, no dia 24 de novembro do ano passado, e tomou o mundo com rapidez. Um relatório divulgado há uma semana pela OMS mostrou que a cepa já é responsável por quase 60% dos casos de Covid-19 sequenciados no último mês. No exterior, as curvas de transmissão de países como Canadá e Reino Unido, que têm coberturas vacinais semelhantes às do Brasil, caíram depois de um mês da chegada da Ômicron.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais