Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi apela à solidariedade da população

por Denise Furlanetto

Campanha busca levantar recursos para evitar desabastecimento de remédios e garantir insumos básicos. Hospital recebe do estado cinco novos respiradores

Foto: Divulgação

Em Garibaldi, está cada vez mais complexo gerenciar a taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) lida diariamente com o colapso no sistema de internação, que ultrapassou a marca de 100% de ocupação – percentual que inviabiliza a rotatividade de leitos entre os pacientes.

Para enfrentar os impactos deste triste cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus, a instituição, com apoio da comunidade, empresas, organizações e pessoas que se solidarizam com a atual situação têm se mobilizado para angariar recursos destinados à aquisição de novos equipamentos de ventilação mecânica, insumos básicos e medicamentos. O uso destes aumentaram, segundo a administração, na mesma proporção que o número de pacientes internados: 100%.

Até a quarta-feira (17/03), R$ 200 mil foram os valores arrecadados a partir de doações, porém ainda insuficiente, se considerado o valor médio da jornada hospitalar para manter um paciente intubado, que gira em torno dos R$ 72 mil. Apesar das dificuldades, os leitos de UTI já estão sendo ampliados e cinco novos respiradores foram entregues recentemente pelo estado.

O diretor administrativo do Hospital Beneficente São Pedro, Jaime Kurmann, aponta que 300 é a média de pessoas internadas mensalmente no hospital, e isso tem impactado diretamente na operação humana. “As equipes estão exaustas. Estamos com grandes dificuldades de repor recursos humanos e o esgotamento físico e emocional dos colaboradores e equipes médicas também tem sido imensuráveis”.

Kurmann reforça que o momento exige empatia. “A gente precisa continuar contando com o apoio da população. Os estoques estão críticos e a lotação é máxima. Precisamos unir forças e toda ajuda é necessária”.
 

HBSP
Atualmente, o Hospital Beneficente São Pedro conta com 73 leitos – 18 UTI Covid19. Dos 73 leitos, 60% deles dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os leitos de UTI são 15 destinados ao SUS e 3 destinados a convênios e particulares. São 260 colaboradores e um corpo clínico de aproximadamente 100 médicos, amparando pacientes oriundos de 12 municípios da serra gaúcha.

Doe: um gesto pode salvar vidas!  
Hospital Beneficente São Pedro
Banco Sicredi
Agência: 0167
CC: 45319-2
CNPJ: 90.052.804/0001-27
Chave Pix: 54 99146 5498

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais