Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Centro de Valorização à Vida será apresentado à comunidade garibaldense

por Central de Conteúdos da Rádio Garibaldi

Coordenador Nacional de Expansão do CVV estará em palestra na Fisul, às 19h, deste dia 16.08

Foto: Denise Furlanetto Da Campo

Nesta terça-feira, 16.08, o Coordenador Nacional de Expansão do Centro de Valorização da Vida, Régis da Silva, fará uma palestra na faculdade Fisul, em Garibaldi, às 19h. Esse Centro tem por objetivo falar abertamente sobre o Suicídio.

De acordo com estudos, 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos. Régis diz que municípios que contam com este serviço gratuito tiveram índices diminuídos no número de práticas e também de tentativas de suicídios.

A estratégia não é dar conselhos, mas sim de fazer aquele que está se sentindo sozinho, angustiado e com muita dor, tenha uma clarificação dos seus problemas.

O voluntário não fará nenhuma interrogação, ele usará de artifícios, de reticências para possibilitar a abertura da comunicação entre aquela pessoa que está angustiada e o voluntário.

Toda a pessoa com esse pensamento suicida verbaliza a vontade de morrer. Ninguém fala de morte, por falar, diz Régis.

Ele diz que podem ser voluntários, maiores de 18 anos interessados em colocar em prática três palavras básicas: sentir, pensar e agir.

A visita do coordenador a Garibaldi tem por objetivo motivar a comunidade a apoiar a implantação e despertar a vontade de ser voluntário. Durante o dia, a direção do CVV Garibaldi fará visitações em órgãos e entidades locais em busca de parcerias.

O próximo passo é conseguir a cedência de um endereço para o funcionamento no novo posto. Também já está marcado o curso de treinamento aos voluntários de Garibaldi e Carlos Barbosa, realizado pela unidade de Caxias do Sul para o mês de setembro.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntários e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e skype 24h todos os dias. O canal de atendimento na Serra é o número 188. A ligação é gratuita.

Ouça a entrevista completa com Régis da Silva clicando no link "Escute a notícia"

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais