Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Garibaldi orienta para o coronavírus

por Denise Furlanetto

A hora é de prevenção

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando ações de prevenção ao coronavírus. Tendo em vista a situação presenciada em todo o mundo, vem sendo oferecido a todos os profissionais de saúde do município treinamento e orientações acerca do tema.

Conforme a secretária da Saúde, Simone Agostini de Moraes, o município está preocupado com a circulação do vírus, atento às medidas de prevenção e adequado aos protocolos do Ministério da Saúde.

As infecções pelo coronavírus são, em sua maioria, menos graves do que as infecções causadas pelo vírus H1N1, o que alerta para a importância de realizar a vacinação para a Influenza. “Também como forma de prevenção, a vacinação da gripe deverá ser antecipada para 23 de março, nossa meta será vacinar 13 mil pessoas, mais de 36% da população” lembra a secretária Simone.

A médica responsável pela epidemiologia em Garibaldi, Natália Rodighero Leal, relembra que a doença tende a ser mais grave nos grupos de risco, como idosos, imunossupressos, portadores de AIDS. "A prevenção está na higiene das mãos e na etiqueta respiratória, justamente com o objetivo de evitar que o vírus chegue nestes pacientes mais vulneráveis", destaca a médica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ontem, dia 11, pandemia do novo coranavírus (Covid-19). O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyeussus, afirmou que declarar pandemia não significa que a situação está fora de controle nem que o mundo deve abandonar as medidas de contenção e passar a pensar em mitigação. Para ele, são necessárias ações mais agressivas de combate e controle.

O que é coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus comum, descoberta desde 1960, responsável por causar infecções respiratórias comuns. Existem diversos subtipos de coronavírus, sendo que o nCOV-2019 foi descoberto na China, em dezembro de 2019.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão ocorre pelo ar, por gotículas ou aerossol de secreções de vias aéreas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. O tratamento realizado é semelhante ao de uma infecção de vias aéreas, com medicações antitérmicas e analgésicas. Em casos mais graves, pode ser necessário internação hospitalar, de acordo com avaliação médica.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, podendo, em alguns casos, causar sintomas mais graves, de pneumonia e insuficiência respiratória.

Os principais sintomas até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como posso me proteger?

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados. 

Como o coronavírus (Covid-19) é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de:

  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Toque ou aperto de mãos
  • Objetos ou superfícies contaminadas 

E quais são os principais sintomas?

O coronavírus (Covid-19) é similar a uma gripe. Geralmente é uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais