Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Como envelhecer de forma saudável?

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

O médico Clínico Geral e Geriatra, André Luiz Moschetta, lhe orienta

Foto: Divulgação

Todos queremos envelhecer, mas de forma saudável. E como chegar a terceira idade desfrutando de uma boa saúde? De acordo com o médico Clínico Geral e Geriatra, André Luiz Moschetta, em entrevista ao programa Saúde e Bem Estar da Rádio Garibaldi, desde cedo temos que pensar no nosso futuro, cuidando da alimentação, evitando o sedentarismo e preparando a nossa casa para evitar quedas.

No Brasil há uma epidemia de pessoas acima do peso. A obesidade já é um problema crônico, e está associado a má alimentação. Uma a cada seis pessoas está obesa, diz o médico. E a obesidade favorece doenças, como diabetes, problemas de coração, demências, dores nas articulações, cânceres e outras.

Praticar exercícios físicos contribui para aumento da massa muscular. A partir dos 40 anos, começamos a perder 10% da massa muscular a cada dez anos. Sem músculos, as pessoas chegam aos 60, 70 anos flácidos, sem força. “Não fazer exercício físico faz tão mal, quanto fumar”, diz o médico. Fazer exercício vai contra a nossa natureza, mas para envelhecer bem é preciso ter músculos.

Na terceira idade a principal causa de acidentes são as quedas, destacando-se a fratura do fêmur como sua principal conseqüência. A diminuição da visão, uma maior tendência na velhice, efeitos de remédios que podem provocar tonturas e falta de equilíbrio são as principais causas de quedas que podem ser prevenidas. Um das maneiras de prevenção é criar ambientes seguros, com uma iluminação adequada, evitar tapetes soltos, degraus e colocar barras de apoio e de corrimões para facilitar a circulação na casa.

Estas e outras orientações em escute a notícia com a entrevista completa com o médico André Moschetta


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais