Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Paciente de Garibaldi que foi o primeiro a receber plasma convalescente vai para o quarto

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Tarcísio Giongo, 63 anos, está em recuperação da Covid-19

Foto: Divulgação

Uma família que por nenhum momento perdeu a esperança agora está mais aliviada. Depois de 45 dias de UTI, Tarcísio Giongo, 63 anos, teve alta para o quarto do hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul. Giongo foi o primeiro paciente do Rio Grande do Sul a receber a transfusão de plasma convalescente. Ele recebeu o plasma no dia 26 de maio. E de lá para cá, foi de evolução do quadro. A doação veio de um professor e pesquisador de Porto Alegre, Fábio Klamt, 44 anos, que havia se recuperado da doença.

O filho Anderson tem a certeza de que a transfusão de plasma devolveu a vida a seu pai e agora se torna um ativista desta campanha para que as pessoas que estão recuperadas do coronavírus que doem plasma.

Ele diz que o pai ainda está bastante fraco, mas lúcido, conversando e há dias sem respirador. Ele agradece a médica intensivista do hospital, doutora Eveline Gremelmaier e equipe pelo interesse em oferecer esta terapia, bem como a equipe do Hemocs.

Ouça o que o filho diz em escute a notícia

A segunda paciente que recebeu plasma é uma mulher de 33 anos e o doador foi um trabalhador de Boa Vista do Sul. Antonio Marcos da Silva, 43 anos, diz que inicialmente foi doar para o Giongo, mas como apareceu o professor o seu plasma foi congelado e  compatível para esta paciente, o que o deixou satisfeito. O hospital realizou o terceiro transplante de plasma na semana passada, e desta vez para um homem de 64 anos de Caxias do Sul.

O Hemocs já recebeu 36 candidatos para doar plasma. A seleção passa por uma avaliação rigorosa.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais