Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Prefeitura de Garibaldi divulga Campanha alertando sobre sintomas da Covid-19

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira, dia 14, a Prefeitura de Garibaldi adota a Campanha promovida pela Amesne, que visa ajudar na identificação dos sintomas da Covid-19, ainda na fase inicial.

A campanha que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, CIC, CDL, Apeme, Hospital Beneficente São Pedro e Corpo de Bombeiros de Garibaldi está baseada em análises e nos números de pacientes positivados pela doença. De acordo com os dados, o perfil do vírus mudou e está acometendo faixas etárias mais jovens, sem comorbidades.

O anúncio alerta para que o cidadão procure atendimento médico logo nos primeiros sintomas e enfatiza, “Não menospreze o vírus! Não deixe agravar! Isso pode ser determinante para salvar sua vida”.

A gravidade do paciente determina a internação hospitalar em leito clínico ou UTI. Atualmente o percentual de óbitos na UTI é de 49% e em leito clínico é de 9%.

Após o contato com o vírus, os sintomas podem aparecer entre dois a 14 dias. Entre os sintomas mais comuns estão: cansaço, dor muscular, perda de olfato e paladar, coriza, tosse, dor abdominal, diarreia, vômito, dor de cabeça, calafrios, dor de garganta e tontura.

Na fase 2, inflamatória, o paciente poderá evoluir com lesões pulmonares detectadas através de raio-x  e tomografia. Nessa fase poderá aumentar a tosse, além da febre persistente.

Na fase 3, ocorre o agravamento. A doença evolui, o paciente sente falta de ar, a saturação do oxigênio fica menor que 95.

Para que esse alerta chegue até o nosso cidadão, um vídeo e cards informativos estarão circulando nas redes sociais e whatsapp. Convidamos a comunidade para o engajamento nessa campanha que poderá salvar muitas vidas. “É importante procurar o atendimento médico assim que algum dos sintomas se apresentar. Dessa forma, poderá evitar o agravamento do quadro”, salienta o prefeito Alex Carniel.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais