Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Rio Grande do Sul antecipa para 10 semanas intervalo de aplicação de vacinas

por Denise Furlanetto

Garibaldi aguarda remessa das vacinas para comunicar o início da antecipação da 2ª dose

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul vai reduzir o intervalo entre a primeira e a segunda dose de duas vacinas contra Covid-19, decidiram a Secretaria de Estado da Saúde (SES-RS) e os secretários municipais da Saúde em reunião na tarde desta segunda-feira, 12/07.

A definição foi tomada devido à suspeita de dois casos da variante Delta (com origem na Índia) em investigação no Estado - o resultado deve sair até o fim da semana. A AstraZeneca e a Pfizer terão intervalo reduzido de 12 semanas para 10 semanas. A medida vale para todos que já receberam os imunizantes e para os futuros vacinados.

Não haverá alteração para a CoronaVac, que permanece com 28 dias entre as aplicações. A Janssen é de apenas uma injeção. A Secretaria Estadual de Saúde organiza-se para enviar mais doses destes imunizantes.

Segundo o presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems-RS), Maicon Lemos, a decisão do RS "segue orientações de vários pareceres científicos" e o "consenso de preservar vidas". Ele afirma que a informação foi submetida ao Ministério da Saúde, que "deve se manifestar em breve."

A decisão vinha sendo estudada desde a semana passada pelo Palácio Piratini. A mudança ocorre na esteira de Acre, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Sergipe e Alagoas, que optaram, nos últimos dias, por diminuir o tempo necessário para que a população tome a segunda dose.

O presidente  do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde ainda disse que a decisão não atrasaria o ritmo da campanha do governo do Estado, tendo em vista que serão usadas apenas doses destinadas à segunda aplicação.

Hoje, o Rio Grande do Sul é o segundo Estado que mais aplicou a primeira dose em sua população (46,5% dos gaúchos) e a segunda (26,6% dos habitantes), de acordo com dados do portal Covid-19 no Brasil. 

O receio de autoridades se dá após a Índia ter registrado grande piora da pandemia com o surgimento da nova variante. Outras nações viram também aumento de casos e hospitalizações entre os não vacinados. Estudos têm resultados diferentes sobre os efeitos da variante quanto às vacinas, no geral apontando eficácia menor para casos sintomáticos, mas manutenção da proteção contra hospitalizações, desde que tomadas as duas doses.

Estudos preliminares sugerem que a proteção oferecida com apenas uma dose pode ser insuficiente contra a variante Delta, ao contrário do que ocorria com outras cepas. A constatação eleva a necessidade de a população que não tomou duas doses a redobrar os cuidados com distanciamento e uso de máscara. Também é preciso prestar atenção aos sintomas. Ao contrário das outras variantes, a Delta não costuma causar perda de olfato e de paladar, o que pode levar à confusão com os sintomas de um resfriado ou de uma alergia.

Vacinação em Garibaldi- De acordo com a  Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi, a medida de redução do intervalo entre as doses ainda não tem data certa para iniciar na cidade. Como a Secretaria Estadual de Saúde informou que 687.105 doses de AstraZeneca serão distribuídas aos municípios, Garibaldi deve aguardar o recebimento da remessa, bem como a divulgação de orientações às equipes técnicas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais