Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Segundo doador de plasma trabalha em Boa Vista do Sul

por Denise Furlanetto

A paciente que teve transfusão está na UTI do Virvi Ramos

Foto: Divulgação

O Hospital Virvi Ramos realizou a segunda transfusão de plasma convalescente na noite de quinta-feira, 11.06 em uma mulher de 33 anos, moradora de Caxias do Sul, com diabetes e obesidade. Ela internou no Hospital de Campanha localizado no Virvi Ramos na manhã da última quarta-feira, 10 de junho, e teve diagnóstico confirmado de Covid-19 no mesmo dia. Na manhã do dia 11, seu quadro piorou e ela precisou ser intubada e, desde então, está na UTI do Virvi Ramos. A família autorizou ela a receber plasma. Foram duas bolsas de plasma transfundida.


O plasma foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) no dia 03 de junho. O doador é um homem de 43 anos, há 31 dias recuperado da doença. Na quinta-feira foi confirmada a tipagem compatível entre o doador e a receptora, ambos A+. Foram coletados, por aférese, 317 ml de plasma, o qual também foi utilizado para exames antes de ser entregue ao Hospital.

Essa é a segunda transfusão de plasma convalescente na tentativa de auxiliar a criar anticorpos em um paciente diagnosticado com Covid-19 do Hospital.

Antônio Marcos da Silva,  trabalhador de Boa Vista do Sul é o doador de plasma. Ele concedeu entrevista à Rádio Garibaldi e contou como passou a doença e como foi a doação.

Segundo Antônio, para ele os sintomas foram leves, ele não precisou de internação. Teve os mesmos sintomas de uma gripe com dor de cabeça, um pouco de dor no corpo e febre que não durou mais que dois dias. Em função desses sintomas ele foi atendido no posto de saúde de Boa Vista do Sul, fez testes para Covid-19 e se isolou por 14 dias. E para sua surpresa o resultado foi positivo. Ele e um colega é que contraíram o vírus.

Passado o tempo, recebeu o contato de Andressa Giongo que é filha de Tarcísio Giongo que estava com Covid-19 para que ele fizesse doação de plasma, já que tinha passado mais de 28 dias de recuperação.

Ele aceitou e foi duas vezes ao Hemocentro. Na primeira vez para fazer os exames e a segunda vez para doação. Como apareceu o doador de Porto Alegre, Fábio Klamb e deu certo para a doação para o paciente de Garibaldi, o seu plasma foi congelado, sendo compatível para esta segunda paciente.

Ele diz ficar muito feliz com esta doação e espera que outras pessoas que já passaram pelo coronavírus que também façam o mesmo e que contribuam para esta alternativa de recuperação das pessoas com Covid-19.

O Hemocs já recebeu 36 candidatos, 30 homens e 6 mulheres, para doar plasma. Desses, as 6 mulheres e três homens foram excluídos por não se enquadrarem nos requisitos. Até o momento, já foram feitas quatro doações, sendo duas pelo mesmo doador. A seleção dos doadores de plasma passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectadas pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs fará triagem e coleta dos interessados e as destinará aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais