Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Garibaldi assina protocolo para tratamento precoce da COVID-19

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 10/07, os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste -Amesne- estiveram reunidos para tratar sobre o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para adoção de tratamento precoce da Covid-19 aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião online foi realizada com representantes do Ministério Público Federal de Bento Gonçalves.

O prefeito Antônio Cettolin participou da reunião e já assinou este protocolo permitindo o uso ambulatorial de medicamentos, como hidroxicloroquina e azitromicina, ivermectina em pacientes que apresentarem sintomas iniciais da doença e será oferecido no atendimento para Covid-19 do PAM. Já a partir desta segunda-feira, esse kit de medicamentos será oferecido na fase 1 da doença, assim que o paciente apresentar sintomas. Cettolin vê a alternativa com entusiasmo para salvar vidas e tentar minimizar a situação econômica.

A submissão ao protocolo de tratamento precoce da Covid-19 não será obrigatória aos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde, constituindo mero direito subjetivo, de cunho facultativo, e dependerá de prévia e indispensável avaliação médica, segundo a Lei do Ato Médico.

O profissional médico detém plena autonomia para avaliar a situação clínica do paciente usuário do sistema único de saúde, cabendo-lhe, definir a espécie de tratamento a ser prescrito, bem assim os medicamentos, fármacos e demais adjuvantes que entender adequados para o tratamento. O paciente ou um familiar, após a indicação do profissional médico, terá direito de escolha para uso do protocolo. Com a assinatura do protocolo, Garibaldi também inicia a compra dos medicamentos em maiores quantidades.

Esse assunto vem sendo pauta de Debate na Rádio Garibaldi desde o dia 3 de julho . Naquela sexta-feira, foram ouvidos o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Alexandre Schneider, médico cardiologista de Bento Gonçalves, Álvaro Nicolao, o advogado Gladimir Chieli e o prefeito Antônio Cettolin. Se você não acompanhou esta matéria poderá ouvir novamente no Facebook da Rádio Garibaldi.

Além de Garibaldi, já assinaram o protocolo as cidades de:
Bento Gonçalves

Carlos Barbosa

Coronel Pilar

Cotiporã

Dois Lajeados

Fagundes Varela

Guaporé

Nova Bassano

Nova Prata

Paraí

Protásio Alves

Santa Tereza

Veranópolis

Outros municípios estão concluindo o cadastro e deverão assinar om TAC na próxima semana:

Guabiju

Monte Belo do Sul

Nova Araçá

Pinto Bandeira

São Jorge

São Valentim do Sul

São Vendelino

Serafina Corrêa

Vila Flores


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais