Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Hospital Virvi Ramos realiza segunda transfusão de plasma convalescente nesta quinta (11)

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Paciente será uma mulher de 33 anos, natural de Caxias do Sul, internada na UTI do hospital desde a manhã desta quinta-feira

Foto: Andréia Copini/Divulgação

O Hospital Virvi Ramos realizará a segunda transfusão de plasma convalescente para tratamento da Covid-19 nesta quinta-feira (11/06), em Caxias do Sul. A doação será recebida por uma mulher de 33 anos, natural da cidade, com histórico de diabetes e obesidade, que está intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a manhã desta quinta-feira (11/06). Ela recebeu a confirmação para a doença ainda na quarta-feira (10/06). A equipe do hospital teve confirmação da compatibilidade do plasma para efetuar a intervenção.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a médica intensivista do Virvi Ramos, Eveline Gremelmaier, conta que a família da paciente já assinou o termo de consentimento para o procedimento. A ideia é que dentro de algumas horas seja realizada a transfusão.

Eveline esclarece que mesmo que a paciente apresente melhoras, o resultado não pode ser atribuído ao tratamento. Ela salienta que é necessário um estudo pormenorizado, com um determinado número de pacientes

 “Acredito que, somente no decorrer dos meses, poderemos dizer se foi o plasma convalescente que auxiliou na melhora dos pacientes.”, completa.

Para ter esse panorama, a médica salienta que necessita de aval de órgãos públicos federais e de recurso financeiro para aprimorar a pesquisa. Nesta semana, o Virvi Ramos conseguiu a permissão do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para desenvolver o estudo. A partir de agora, os pacientes com plasma terão observados os panoramas laboratoriais e ventilatórios, caso a pessoa esteja usando o ventilador mecânico. Porém, falta verba para a criação de um Comitê de Pesquisa, responsável exclusivamente pelo trabalho.

“Talvez vamos precisar de algum auxilio financeiro para melhorar a pesquisa, podendo ser usado para mais exames e insumos. Por isso, necessitamos de alguma parceria ou de uma empresa que queira nos ajudar financeiramente. Esse é nosso próximo passo.”, relata.

Esta será a segunda transfusão de plasma para tratar o coronavírus. O primeiro foi um paciente de 63 anos, natural de Garibaldi, que segue em evolução. Após acordar do coma induzido, reconhecer o filho e estar recuperado da Covid-19 após dois testes PCR negativos realizados nos últimos dias, ele conseguiu passar uma noite sem uso de ventilação mecânica e completar 24 horas respirando sem ajuda de aparelhos pela primeira vez desde que foi para a UTI. A tendência é que ele possa ser transferido para o quarto nos próximos dias.

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista realizada pela médica intensivista do Hospital Virvi Ramos, Eveline Gremelmaier.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais