Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Diretor da Tramontina recebe reportagem da Rádio Garibaldi para apresentrar o Ventra

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

O diretor Osvaldo Steffani da Tramontina recebeu a reportagem da Rádio Garibaldi, na tarde desta quarta-feira, dia 9.12, no local onde foi projetado e desenvolvido o Ventra, equipamento destinado à saúde e para atender situações emergenciais. A montagem ocorre em espaço exclusivo de 360 m² criado no prédio técnico-administrativo da Tramontina S.A. Cutelaria.

Os equipamentos serão doados neste mês e os últimos 12 estão em fase de conclusão. Hospitais de Garibaldi, Carlos Barbosa, Barão, Bom Princípio (onde também a UPA recebeu o equipamento), Caxias do Sul, Porto Alegre já receberam o Ventra. Serão mais de vinte hospitais e UPAs a serem beneficiados com equipamento. A ideia surgiu quando se verificou que no Brasil, havia grande preocupação em relação a possível escassez de equipamentos para suporte respiratório.

O cenário era de limitação na capacidade de produção nacional e muita concorrência, alto custo e longos prazos para importação. Por este motivo foi reunido um grupo multidisciplinar que estudou em detalhes o projeto, foram incorporadas novas ideias e, por fim, a proposta do Ventra.

O conceito é baseado em estudo do MIT - Massachusetts Institute of Technology - que envolve um sistema mecânico automatizado relativamente simples e barato, utilizado para ventilar pacientes em situações de emergência. Esse sistema substitui o reanimador manual chamado de Ambu, atualmente utilizado nas emergências dos hospitais, com vantagens ligadas à simplicidade, baixo custo, fácil assepsia e disponibilidade no mercado.

A iniciativa também contou com o apoio de profissionais e estrutura do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves/RS, onde aconteceram os primeiros testes do protótipo. Dentro deste contexto, o Dr. Felipe Rech Borges, anestesista, e o Engenheiro Clínico Carlos Mattoso, contribuíram de forma notável durante todas as fases do desenvolvimento.

Testes técnicos de bancada também aconteceram no Laboratório de Eletromédicos do Labelo - PUC, que funciona junto ao Hospital São Lucas, em Porto Alegre. O equipamento também foi submetido a rigoroso ensaio de compatibilidade eletromagnética, em laboratório especializado (SP).

Laudos médicos atestando a eficiência do equipamento, dentro do escopo de uso foram possíveis por meio de testes clínicos no Hospital Tacchini e junto a um grupo multifuncional de Porto Alegre - que conta com profissionais dos Hospitais São Lucas, de Clínicas e HMV. Equipamentos como o Ventra foram regulamentados através de uma resolução específica da Anvisa, em maio, para serem utilizados em situações de emergência.

Esses equipamentos permanecerão no pós-pandemia para atender a Saúde de diversos hospitais do Estado. Foi muito gratificante, finalizou Steffani, em desenvolver este produto, porque modificou o grupo, todos cresceram juntos com uma percepção de satisfação pessoal e a empresarial.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais