Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Prefeitura de Garibaldi solicita apoio do Estado no tratamento de pacientes oncológicos

por Denise Furlanetto

Em ofício encaminhado à Secretaria da Saúde, município trata ainda do envio de medicamentos para a farmácia básica

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ajudar a vencer a fila de espera para pacientes oncológicos em Garibaldi, o prefeito Sérgio Chesini encaminhou, na última sexta-feira (5), ofício à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Hoje, um total de 27 garibaldenses aguardam para consulta, exames, cirurgias e/ou tratamento quimioterápico há mais de 90 dias.

Segundo Chesini, conforme os dias vão passando, a situação de saúde desses pacientes vai se agravando e o município não tem como agilizar os atendimentos. “Trata-se de um serviço hospitalar de alta complexidade e de responsabilidade do governo estadual. Por isso, contamos com a parceria do Estado para, juntos, encontrarmos uma solução para esse gargalo na saúde”, relatou o prefeito.

No ofício, a prefeitura também demonstra preocupação em relação à disponibilização de medicamentos para a farmácia básica, em especial remédios e tratamentos decorrentes de processos administrativos de responsabilidade do Estado. “Frequentemente, são verificados atrasos no envio e/ou falta dessas medicações específicas", observa. O prefeito lembra ainda que muitos remédios são de alto valor, mas de extrema necessidade para pacientes. “A não disponibilização acabará por agravar ainda mais a situação de saúde dessas pessoas e prejudicar a continuidade do tratamento”, completa.

Além disso, na última semana, durante uma reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que contou com a participação do governador Eduardo Leite, para tratar sobre questões do âmbito da educação, o prefeito Chesini utilizou seu espaço de fala para levantar a pauta da fila de espera para pacientes oncológicos, em virtude da gravidade da situação. “É um assunto que não pode ser deixado de lado, uma pessoa que está com câncer não pode esperar nenhum dia”, declarou.

 

Fotos: Lucas Braz

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais