Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Hospital São Pedro oferece atendimento domiciliar multidisciplinar

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

O serviço de atendimento domiciliar também conhecido como atenção domiciliar  é oferecido pelo Hospital São Pedro há 14 anos. O objetivo é dar assistência continuada ao tratamento que o paciente recebeu durante internação, facilitando a sua recuperação e evitando que ele volte ao hospital. 

O serviço é oferecido por meio de uma equipe multidisciplinar formada por uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e  assistente social. 

Responsável pela equipe, a enfermeira Cristine Horn, diz que neste tempo de pandemia esse serviço tem auxiliado muitas  pessoas que precisam de ajuda em casa, especialmente para a recuperação do pulmão.

Mediante solicitação do médico assistente e análise do caso, o atendimento domiciliar atende pacientes acamados, com patologias que limitem sua capacidade de locomoção e doentes agudos ou crônicos que não conseguem se deslocar ao hospital. Mas isso não impede que outros pacientes que não estejam nesta condição possam se servir da assistência individualizada. O contato é feito direto no hospital.

Atualmente há parceria com  Unimed, outros planos e particular.
- O paciente tem recuperação mais rápida em casa, reduz o risco de infecções, de internações e evita seu retorno ao hospital – diz a técnica de enfermagem Judite Piacentini.

Outro objetivo deste serviço é envolver a capacitar os familiares e/ou cuidadores de como precisam agir no cuidado com os pacientes.

Conhecendo a casa, os profissionais identificam  fatores de riscos, evitando assim quedas, principalmente de crianças e adultos. Atualmente são prestados serviços para nove adultos e três crianças.

- As visitas são periódicas e a gente acaba se tornando íntima da família que nos recebe sempre com muito carinho, cafezinhos e às vezes somos até presenteados com mimos. Fico feliz em estar ajudando as pessoas que lutam pela sua recuperação- diz a técnica de enfermagem, Marcela Formentini.

Entre os serviços prestados estão: curativos, procedimentos de enfermagem com verificação de sinais vitais, aplicação de medicação, retirada de pontos, avaliação  de fisioterapia, fonoaudiologia, verificação do oxigênio, entre outros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais