Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Comitê avalia situação do coronavírus em Garibaldi

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo, dia 6, os integrantes do Comitê de Atenção ao Coronavírus reuniram-se no Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi, com o objetivo de analisar a situação da pandemia em Garibaldi.

Após as novas determinações do Governo do Estado com relação a migração da Serra Gaúcha da bandeira laranja para a vermelha - Risco alto e o aumento dos números de casos ativos, algumas medidas estão sendo intensificadas para que se evite a propagação do vírus.

Conforme dados da secretaria da Saúde, o município está no pico da doença e a situação nunca esteve tão acentuada. Em novembro aconteceu o recorde de atendimentos chegando a 107 pacientes diários com 55 coletas de exames. “O público mais atingido está na faixa etária de 20 a 49 anos e a dificuldade está em fazer as pessoas cumprirem o isolamento evitando a propagação do vírus na comunidade” destaca a secretária de Saúde, Diane Pascoaletto.

Os números de pacientes positivos vem aumentando na rede pública e nos convênios.

A secretaria de Saúde ressalta que os exames de PCR  realizados no Hospital Beneficente São Pedro para convênios e particulares  entram nesta contagem pois são subsidiados pela municipalidade, uma vez que nem todo plano oferta o exame. Neste momento, há uma média de 15 coletas diárias realizadas na instituição hospitalar que são enviadas ao laboratório da Feevale para análise.

Conforme a médica do setor de epidemiologia, Natália Rodighero Leal a situação é muito preocupante. “O Hospital Beneficente São Pedro nunca esteve como agora, com sua capacidade máxima de ocupação e as pessoas precisam entender que é preciso conscientização para salvar vidas”.

Importante destacar que os pacientes em isolamento e em UTI são moradores também das cidades vizinhas o qual o hospital é referência. Há pacientes internados de Coronel Pilar, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul e Garibaldi além de moradores de outras localidades regulados através da Central de Leitos do estado.

“Seguimos pedindo a comunidade para que mantenha os cuidados com a prevenção, uso da máscara, o distanciamento social e que cumpram o isolamento quando recomendado” destaca o prefeito Antonio Cettolin.

O setor de fiscalização segue atuando fortemente. De maio a dezembro foram 553 vistorias realizadas e 34 atuações.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais