Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeito de Imigrante está testando sua população para o coronavírus

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Celso Kaplan entende que esta é a estratégia certa para evitar a disseminação

Foto: Divulgação

O município de Imigrante com uma população de 3 mil habitantes adquiriu com verba da Metalúrgica Hasmann de R$ 50 mil, mais de 400 testes de Coronavírus. O objetivo é testar sua população para que as pessoas que estiverem com vírus se isolem, diminuindo a disseminação. Imigrante diz que está realizando testes e está combatendo na raiz o problema, isolando as pessoas que derem positivos, bem como seus familiares.

Este é o caminho certo, o custo dos exames é alto, mas o custo da vida é maior, fala o prefeito Celso Kaplan. A metalúrgica Hassmann, diz ele, é uma empresa preocupada com seu município e com os seus trabalhadores, porque precisa de mão de obra.

O alerta para a testagem dos funcionários de frigoríficos veio de São Leopoldo e em análise nos casos crescentes em Garibaldi, diz Kaplan. Dos 14 trabalhadores do município em frigoríficos, sete testaram positivo. Todos eles assintomáticas, sem necessidade de tratamento mas que foram isolados, juntamente com seus familiares. Considera importante o trabalho dos frigoríficos e esta suspensão de três dias, como é o caso do Nicolini, fará a diferença na desinfecção, mas chama atenção que também é necessário um cuidado no transporte e outras medidas de conscientização do próprio funcionário.

Falando da metalúrgica Hasman, o prefeito diz que essa empresa, representa 50% do retorno de ICMS do município. A empresa tem 328 funcionários que paralisaram as atividades por 15 dias, voltando de forma gradual, com 50% e mais 50%, testando a febre dos funcionários, uso de máscara pelo trabalhador desde a saída de casa e isolamento daqueles que tiverem sintomas gripais.

A empresa está preocupada com sua cidade e também com os funcionários, porque ela depende da saúde dos seus trabalhadores para seguir a sua atividade.

Também solicitou que as pessoas de risco, com mais de 60 anos que fiquem em casa. Imigrante tem um bom número de idosos, ou seja 26% da população é idosa e eles ficando em casa, contribuem para a saúde de todos.

O prefeito também falou da estiagem que está assolando o Estado e a crise econômica que está por vir com queda de receita. Ele disse que em abril, o seu e a maioria dos municípios teve retorno de 47% a menos que o mesmo mês do ano passado, só para se ter uma ideia da crise que os municípios estarão enfrentando.

 

Entrevista completa em escute a notícia

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais