Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio inicia nesta segunda-feira

por Denise Furlanetto

Crianças de um ano a menores de cinco devem ser vacinadas

Foto: Divulgação

Tem início nesta segunda-feira, 06-08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Todas as crianças de um ano a menores de cinco, independentemente da situação vacinal, devem receber a dose.

Em Garibaldi, a imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central e São Francisco, até o dia 31 deste mês, quando encerra a campanha. A meta é vacinar 1.336 crianças na faixa etária compreendida pela campanha. Essa campanha há anos não era mais realizada, segundo a enfermeira Raquel Bombardelli, do setor de epidemiologia do Posto Saúde Central, mas como em alguns municípios houve a diminuição da cobertura, e em dois estados brasileiros voltaram a se registrados casos de sarampo o Ministério da Saúde resolveu realizar esta campanha neste mês para todo o país, incluindo a pólio para que esta doença que deixa sequelas graves e irreversíveis de locomoção não retorno ao país. Quanto a sarampo, no Rio Grande do Sul, foram registrados 13 casos confirmados da doença. O sarampo também pode deixar sequelas graves no cérebro. Raquel reforça que o público-alvo desta campanha são crianças de 1 ano a menores de cinco anos, independentemente da situação vacinal. Ela lembra que para os adultos, esta vacina faz parte do calendário anual. Portanto, incentiva os pais quando levaram seus filhos para receber as vacinas que também verifiquem se as suas carteirinhas estão em dia, acompanhe em escute a notícia.

Crianças que não tomaram nenhuma dose da vacina da pólio durante a vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. Qualquer dúvida sobre a manutenção das vacinas, em todas as faixas etárias, pode ser esclarecida junto às UBSs, ou pelo telefone 3462-8138.

Dia D

Está marcado para 18 de agosto o Dia D, em que cinco UBSs disponibilizarão a imunização no sábado, para facilitar o acesso a toda a população.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais