Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Hospital São Pedro apresenta a Central de Atendimento ao Coronavírus

por Denise Furlanetto

E também o Centro de Triagem construído em frente ao hospital

Foto: Divulgação

Em cerimônia, na manhã desta  quarta-feira, dia 6.05, foi apresentado o Centro de Triagem construído na travessa 31 de Outubro, em frente a entrada do hospital que será para atendimento dos casos de pessoas que apresentarem sintomas respiratórios e Covid-19.

Também foi informado da conclusão da Central de Atendimento ao Coronavírus que ocupará o espaço, onde estava em projeto a nova maternidade. Esta obra foi concluída de forma rápida e equipada em função desta pandemia e que contou com recursos da comunidade, entidades, prefeituras e verbas de deputados.

Inicialmente o diretor do hospital, Jaime Kurmann,  falou que a Central tem uma área de 500 metros quadrados e os pacientes internados suspeitos ou com confirmação de Covid-19 serão transferidos, na tarde desta quarta.

Atualmente esses pacientes estavam em quartos isolados no terceiro andar. Jaime agradeceu a equipe do hospital pelo empenho, ao funcionário Rafael, as empresas de Eduardo Benini e Carlos Alberton, aos prefeitos de Garibaldi e região, bem como a comunidade que ajudaram na construção desta área que atenderá a todos, conveniados ou não.

O presidente do hospital, Adorino Martinazzo, agradeceu a comunidade garibaldense, ao doutor Rodrigo, ao representante do Rotary Áureo Pressotto que encabeçaram a campanha junto à comunidade. Também agradeceu aos prefeitos da região pela destinação de recursos. O hospital, a exemplo de outras empresas, revelou ele, teve uma queda no seu faturamento em função de cancelamento de cirurgias e outros procedimentos em 50%, mas que com a ajuda da comunidade está conseguindo fazer frente as despesas de folha e outras.

Em seguida falou, o médico Rodrigo Jacobi, diretor técnico, que disse que esse é um momento delicado e todos estão engajados na luta. Agradeceu à comunidade pelo apoio, ao Poder Público de Garibaldi, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul. São quatro respiradores que esta ala contará. Agradeceu a CIC de Garibaldi que desde o início tem colaborado em diversas formas e com recursos para a montagem desta Central de Triagem.

Disse que o hospital está preparado e agora a torcida é para que  seja habilitado para funcionamento da UTI. O pedido já foi encaminhado ao Ministério da Saúde e solicitou o apoio dos políticos para que se empenhem que isso aconteça logo.

O médico Cláudio Dalmaz em nome da Unimed disse que nos anos 70, entre 74 e 78, o Brasil viveu um surto de Meningite. Na época de 4 a 7 crianças morriam por dia no hospital Santo Antônio de Porto Alegre. Era um desespero. E agora está acompanhando esta pandemia.

Disse que está no hospital há 42 anos e por todo este tempo vinha lutando por uma maternidade que estava em projeto. O projeto terá sua realização, assim que esta pandemia passar. Agradeceu pela indicação de seu nome na nova maternidade.

Em nome da CIC, falou César Ongaratto, que parabenizou os médicos, enfermeiros e pessoas que estão na linha de frente para nos salvar. Em nome da CIC e do presidente Tobias Debiasi, ele agradeceu a possibilidade de participar destes momento e dizer que a entidade está sempre à disposição quando chamada, é uma entidade ativa e participativa.

O prefeito Antônio Cettolin falou que estamos vivendo em Garibaldi uma união de esforços, onde todos os envolvidos estão aí para ajudar. Em resposta ao pedido do médico sobre a UTI disse que está se empenhando para que esta habilitação saia logo.  Finalizando, o prefeito falou que recebeu a comunicação do deputado federal, Márcio Biolchi, que destinará 1 milhão de reais para o hospital. 


 


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais