Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Sábado com testes gratuitos de Hepatite C na Praça Loureiro da Silva

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

A ação inicia às 8h30min e segue até às 14h

Foto: Divulgação

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, em parceria com o Rotary Club, Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Secretaria Municipal de Saúde e Clube 31 de Outubro, realizam um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres a partir dos 18 anos. A proposta é realizar até 400 exames.

O evento acontece neste sábado, 06/08, das 8h30min às 14h, na praça Loureiro da Silva e Clube 31 de Outubro. A iniciativa busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram.

A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado. Em entrevista o presidente do Rotary Garibaldi, Áureo Presotto, falou sobre a hepatite.

Quem lidera o projeto global é justamente o Brasil, onde cerca de três milhões de pessoas são portadoras da Hepatite C. Diretor de protocolo do Rotary, Valério Mayer explicou os diversos tipos da doença e suas consequências.

No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados.

A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.

Os resultados saem na hora e depois serão encaminhados à Secretaria Municipal da Saúde. Apenas uma gota de sangue é necessária, com uma picada no dedo. Os interessados devem comparecer na Praça e procurar os integrantes do Rotary Clube.

Acompanhe a matéria completa no link, "Escute a Notícia".
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais