Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Idosos contam com caderneta de controle da saúde

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Desde o ano passado, o material está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Foto: Priscila Pilletti

Para manter a saúde dos idosos de Garibaldi sempre em dia, a Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A publicação do Ministério da Saúde possibilita que os usuários da terceira idade façam anotações sobre sua rotina e busquem dicas para uma vida mais saudável.

A caderneta conta com espaços para registros e acompanhamento sobre consultas, medicações, vacinas, sintomas, doenças e exames, entre outros itens. Além disso, o material traz dicas para a segurança e melhor qualidade de vida.

“Desde o ano passado, o material está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e é muito importante para não se perderem dados, como se já receberam alguma dose de vacina, por exemplo”, explica a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

A distribuição e uso das cadernetas está sendo reforçada durante a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, já que os idosos estão entre os grupos prioritários para receber a imunização. “E eles sempre dão exemplo, estão entre os grupos com maior percentual de vacinados”, destaca a secretária.

A orientação é que os idosos sempre tenham consigo suas cadernetas. Quando utilizarem os serviços de saúde, os profissionais preenchem os dados, mas há itens que podem ser anotados por eles mesmos ou a família.

Criada pelo Ministério da Saúde, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa tem por objetivo qualificar a atenção ofertada a esse público pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como ferramenta para auxiliar no manejo dos pacientes.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais