Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Garibaldi, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar não receberam doses vencidas

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Reportagem da Folha de São Paulo, publicada no começo da tarde desta sexta-feira (2), traz a informação de que pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas após a data do vencimento em 1.532 municípios do país até 19 de junho.

Na Serra, isso teria ocorrido, segundo a Folha, com 74 doses, distribuídas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado e Farroupilha. Os municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar não são citados. Todas seriam do mesmo lote 4120z005, informado pela reportagem como sendo o que teve a maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade no país. A data referenciada pelo jornal paulista era 14 de abril. Caxias, Bento e Gramado negam e Farroupilha diz que "ainda não foi notificada pelos órgãos competentes".

Em Caxias do Sul, o levantamento aponta que teria ocorrido aplicações de doses vencidas no Hospital Pompéia (43), na Secretaria Municipal da Saúde (6), na Unidade Básica de Saúde Cristo Operário (1) e no Fátima Remoções (1). Por meio de uma nota, divulgada no final da tarde de sexta-feira (02), após fazer uma varredura em seus registros, justificou: "A pesquisa realizada pela SMS confirmou que nenhuma pessoa recebeu vacina com a data de validade vencida, conforme dados até o dia 23 de junho".

A prefeitura de Bento Gonçalves disse que, a partir da notícia, a Coordenadoria de Imunizações revisou as vacinações feitas a partir deste lote e elas ocorreram antes do vencimento. Ainda que todos os prazos de validade são acompanhados e a vacinação é feita conforme orientação do Ministério da Saúde. Gramado disse que a última aplicação desse lote ocorreu no dia 18 de fevereiro deste ano. Portanto, dentro do prazo de validade. A prefeitura de Farroupilha diz, em nota, divulgada no início da noite de sexta-feira (2), que está "tomando todas as medidas necessárias para identificar a origem das notícias que estão sendo veiculadas, ao mesmo tempo em que está verificando se, de fato, houve o ocorrido".

Esclarecimento da Secretaria Estadual da Saúde 

Por meio de nota à imprensa, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) disse que está "realizando a conferência em relação aos imunizantes que possam ter sidos administrados fora do prazo de validade", assim como aguarda manifestação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

A SES esclarece ainda, que caso sejam identificados doses aplicadas com qualquer insegurança em relação a sua eficácia — quer seja pelo prazo de validade ou pela conservação —, há planos de contingência e segurança previstos. Em relação ao prazo de validade dos lotes, diz a nota, o tempo foi estabelecido em um momento em que não existia conhecimento científico para prazos mais longos e essas informações estão sendo constantemente atualizadas, a exemplo do que aconteceu com a vacina da Janssen. Segundo relatos da Organização Mundial da Saúde, o risco se dá em relação à diminuição do efeito protetor da vacina e não ao risco de evento adverso pelo prazo de validade, conclui o texto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais