Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prefeito de Farroupilha vai publicar decreto para abertura do comércio

por Denise Furlanetto

Também irá criar barreira sanitária em entradas da cidade

Foto: Divulgação

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), prepara a publicação de um decreto que contraria a norma estadual no que diz respeito às restrições como forma de combate ao coronavírus. A medida permitirá abertura do comércio, da indústria e do setor de serviço.

O governo do Estado determinou na quarta-feira, dia primeiro de abril que o comércio em todo o Rio Grande do Sul fique fechado até o dia 15 de abril. Durante coletiva na quinta, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, disse que municípios que tomarem atitudes como essa poderão responder por crime sanitário. Claiton planeja construir o decreto municipal com o aval da Procuradoria-Geral do Estado.

Segundo o prefeito, o documento será publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira, dia 7. Claiton afirma que fará o chamado “isolamento humanitário”, proibindo que trabalhem funcionários acima dos 60 anos e doentes crônicos, que são do grupo de risco para a Covid-19. Além disso, será regrada, segundo ele, a quantidade de clientes e atendentes no comércio de acordo com o tamanho do imóvel para evitar aglomerações.

Outra medida prevista é a rotatividade nos funcionários que trabalham em cada dia. Naquele em que não trabalharem, a ideia é que façam testes para garantir que estão saudáveis. No entanto, o município conseguiu comprar apenas dois mil testes rápidos. Os serviços também serão autorizados a funcionar, inclusive os que exigem contato direto com os clientes, desde que os atendentes usem equipamentos de proteção individual – EPIs-, como máscara e luvas. Já as indústrias terão de reduzir em 30% o número de funcionários e respeitar a distância mínima de um metro entre eles no caso de uso de EPIs ou de dois metros sem EPIs.

A fiscalização será feita por uma equipe de 100 profissionais, segundo o prefeito. Claiton defende que a medida tem o objetivo de garantir a saúde mental. O decreto vai exigir também que toda a população use máscara. Segundo o prefeito as entradas da cidade pela Pedro Grendene, Barão do Rio Branco, Avenida Santa Rita e Julio de Castilhos contarão barreiras com o apoio da Brigada Militar. As outras entradas serão fechadas. -Disparei a compra de 50 testadores de temperatura. As pessoas com temperatura acima de 37,8 graus serão impedidas de entrar na cidade.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais