Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Paróquia São Pedro encerra Semana Santa com grande participação

por Central de Conteúdos da Rádio Garibaldi

Tempo instável cancelou encenação externa da Sexta-Feira Santa, o que não ocorria desde 2003

A Semana Santa da Paróquia São Pedro de Garibaldi foi encerrada no sábado, 26 de março, com a Celebração da Ressurreição de Cristo. A missa aconteceu dentro da Igreja Matriz devido à instabilidade das condições climáticas. Os fieis chegaram cedo para acompanhar os ritos que iniciaram às 19h. Houve a benção do Fogo Novo e da Água Batismal, que as famílias foram convidadas a levar para suas casas para abençoar os lares, os veículos, os objetos, e especialmente, as pessoas. Os Celebrantes fizeram o envio dos Ministros para cada uma das comunidades, onde as pessoas os aguardavam pelo Cristo Ressuscitado.

O Evangelho foi encenado pelo Movimento de Emaús, que através de um vídeo projetado na Igreja, relembrou alguns momentos da Paixão e Morte de Cristo. Em seguida, entraram os soldados levando o corpo de Jesus até seu túmulo. A todo instante, esses guardas encontravam-se a refletir as palavras de Jesus: “o Filho do Homem deve ser entregue ao poder dos pecadores, ser crucificado, e ressuscitar ao terceiro dia”. O Emaús encenou o encontro de Maria e Maria Madalena com o túmulo vazio, com os anjos e depois o encontro de Jesus e Maria Madalena, “Não me toques, pois ainda não subi ao Pai. Antes, vai aos meus irmãos e dize-lhes, subo ao meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus.”

Ao término da Celebração, houve a representação de Jesus Cristo dialogando com o Pároco, a partir dos preceitos do Ano da Misericórdia. A mensagem deixada foi de esperança, perseverança e fé para as crianças, jovens, aos país de família, idosos e doentes.

Na Sexta-feira Santa, a Celebração da Paixão e Morte de Cristo, prevista para acontecer no pátio da Igreja Matriz com procissão até a Ermida Nossa Senhora de Fátima, também precisou ser realizada dentro da Igreja em virtude do mau tempo, o que não ocorria desde 2003.

Com a Igreja muito lotada, o Movimento de Emaús apresentou por 1h30min a representação do Julgamento, prisão, condenação e morte de Jesus. Participaram cerca de 130 voluntários, representando os personagens, o povo, e trabalhando nos bastidores para a organização. Este é o décimo sétimo ano em que as encenações estão a cargo do Emaús.

A programação iniciou ainda no Domingo de Ramos, com a encenação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, procissão e abertura do Ano Pastoral. Na segunda-feira, 21, houve a “Noite da criança”, coordenada pela EMEF Pedro Cattani. Já na terça-feira, 22, foi a vez da "Noite dos Jovens", com a participação do Projeto Crescer. Na quarta, houve a Noite Penitencial, onde foi possibilitado um encontro pessoal de cada um com o Cristo. Na Quinta-feira à tarde, a Celebração dos Santos Óleos foi voltada aos doentes e idosos, e contou com apoio do Movimento Chammá. A Celebração de Lava-Pés e Santa Ceia com Instituição da Eucaristia, na quinta, também contou com a tradicional encenação do Evangelho pelo Emaús. Na sexta pela manhã, também houve a bênção da Macela e outras ervas medicinais

Conforme o Pároco, Frei Jadir Segala, todos os momentos da Semana Santa atingiram seus objetivos. “Nessa semana, realizamos o retiro espiritual de nossa Paróquia, onde motivamos e inspiramos a caminhada deste ano: Comunidade unida e fraterna vive a misericórdia.”

A programação da Semana Santa foi coordenada pela Paróquia, Movimento de Emaús e contou com apoio do Movimento de Cursilhos da Cristandade, Projeto Crescer e Prefeitura de Garibaldi.

 

Texto: Greice Locatelli Mattiello

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais