Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Morre aos 90 anos o Frei Marino Debiasi

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi FM

Seu corpo será sepultado no Cemitério Público Municipal de Garibaldi

Foto: Divulgação

Morreu na manhã desta quarta-feira, 27/12, aos 90 anos, o Irmão Capuchinho Frei Marino Debiasi faleceu às 11 horas de 27 de dezembro de 2023, na Casa de Saúde São Frei Pio. Ele vinha apresentando problemas de saúde há alguns anos. Era membro da Casa São Frei Pio, Fraternidade Imaculada Conceição, do bairro Rio Branco, em Caxias do Sul, desde 2017, onde teve todos os cuidados médicos necessários e a presença dos confrades.

Frei Marino entrou no Seminário de Veranópolis em 1948, onde estudou até 1952. Decidindo ser irmão capuchinho, fez o postulado em 1952, vestiu o hábito capuchinho em janeiro de 1953, iniciando o ano do noviciado no Convento de Flores da Cunha. Professou os votos religiosos temporários em janeiro de 1954, com a presença do Ministro Geral da Ordem dos Capuchinhos, frei Benigno de Santo Hilário. Já a profissão solene dos votos foi acolhida pelo então ministro provincial, Frei Basílio Miotti, em 27 de janeiro de 1957.

De 1954 a 2016, durante 62 anos, desempenhou as funções de cozinheiro, recepcionista, vice mestre dos noviços irmãos, viticultor e tratorista na Granja Fátima. Mas, foi como horticultor que se destacou, atuando nos conventos e fraternidades de Marau, Ipê, Ijuí (durante 18 anos - em cinco diferentes períodos), por três anos no Colégio Internacional São Lourenço de Bríndisi, em Roma, de 1991 a 1994, além de Marau e, por 16 anos, em Flores da Cunha. Paralelamente, também foi vice mestre dos noviços irmãos em Garibaldi e, por dois períodos, em Ijuí.

Natural de Marcorama/Garibaldi, nasceu em 29 de junho de 1934, filho de Martinho Debiasi e de Verginia Battisti Debiasi. No registro de nascimento recebeu o nome de Quintino. Além dos retiros e eventos de formação permanente da Província, participou do curso do Movimento Mundo Melhor, em 1980, e do CERNE, da Conferência dos Religiosos do Brasil, em 1989, no Rio de Janeiro. No próximo dia 27 de janeiro completaria 70 anos de profissão religiosa como irmão capuchinho, na Província do Rio Grande do Sul.

Voluntarioso, sempre disponível, amante de um carteado, austero consigo mesmo, de espiritualidade simples, sempre disposto e, antes da enfermidade, dono de fartas gargalhadas.

Nesta quarta, às 17h, será celebrada missa de corpo presente em Caxias do Sul pelo Provincial dos Capuchinhos, Frei Álvaro Morés. Após, o corpo será trasladado para a Capela dos Capuchinhos, em Garibaldi. Nesta quinta, 28/12, o corpo será velado na capela, com missas às 6h30 e 9 horas, ambas de corpo presente. O sepultamento será no jazigo da família, no Cemitério Público Municipal de Garibaldi.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais