Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Liturgia para o 17º Domingo do Tempo Comum

por João Carlos Romanini

Roteiro para os dias 27 e 28 de julho 2019

Foto: Divulgação

Oração: expressão de fé, gratidão e amor.

 

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, unidos queremos celebrar a nossa fé na força da oração. Deus quer restaurar nossas forças para a caminhada. O coração compassivo de Jesus acolhe a todos os que se aproximam dele e nunca decepciona ninguém. Com essa verdade iniciemos nossa celebração cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Animador: Para podermos viver dignamente e com intensidade este momento de diálogo de amor com Deus e os irmãos e irmãs, com humildade supliquemos perdão pelo pouco tempo dedicado à oração, pela falta de fé e confiança pela generosidade sem limites de Deus. Arrependidos, confessemos os nossos pecados.

 

HINO DO GLÓRIA

Animador: Glorifiquemos a Trindade Santa, por sempre escutar e atender nossas orações, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Animador: Através da oração, falamos com Deus. Através da proclamação das leituras bíblicas, Deus fala conosco. Ouçamo-lo com atenção.

Primeira Leitura: Gn 18,20-32.

Segunda Leitura: Cl 2,12-14

Evangelho: Lc 11,1-13

REFLEXÃO  

- A oração constitui um dos elementos essenciais da vida cristã e do seguimento de Cristo.

- As leituras bíblicas deste Domingo nos mostram a experiência suplicante de Abraão por seu povo e Jesus, que reza e ensina seus discípulos a rezar.

- Na primeira leitura aparece a comovente e atrevida oração de Abraão, em favor das cidades pecadoras, expressão magnífica da sua confiança em Deus e da sua solidariedade pela salvação dos outros. Deus revelou-lhe o seu desígnio de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, pervertidas ao máximo, e o patriarca procura deter o castigo, em atenção aos justos que, possivelmente, poderia haver entre os pecadores. Apenas se salva a família de Lot, para testemunhar a misericórdia de Deus e o poder da intercessão de Abraão. A oração de Abraão é muito atual nos tempos em que vivemos. É necessária uma oração assim, para que todo o homem justo trate de resgatar o mundo da injustiça.

- O Evangelho retoma o tema da oração. Jesus, solicitado pelos seus discípulos, ensina-os a orar: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu reino”. O cristão, autorizado por Jesus, chama a Deus de Pai, nome que dá à oração uma atitude filial, que pode derramar o seu coração no coração de Deus, apresentando-lhe as suas necessidades, de maneira simples e espontânea, como indica o Pai-nosso.

- Com a parábola do amigo importuno Jesus ensina a orar com perseverança e insistência, como fez Abraão, sem temer a ser indiscretos: “Pedi, procurai, batei”. Não há horas inconvenientes para Deus. Nunca se aborrece da oração humilde e confiada dos Seus filhos, mas antes se compadece com ela: “Todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e ao que bate abrir-se-á”. E, mesmo que o homem nem sempre obtenha aquilo que pede, é certo que a sua oração não é em vão, pois o Pai celeste responde sempre com o seu amor e a seu favor, embora de uma maneira oculta e diferente da que o homem espera. O mais importante não é obter isto ou aquilo, mas sim, que nunca lhe falte a graça de ser cada dia fiel a Deus. Esta graça está garantida ao que ora sem cessar: “Se vós que sois maus sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que O pedirem”. No dom do Espírito Santo, estão incluídos todos os bens que Deus quer conceder aos Seus filhos.

- Jesus retirava-se para rezar, com frequência! E um dia, ao terminar a sua oração, disse-lhe um de seus discípulos: “Senhor, ensina-nos a orar… É o que nós temos de pedir também: Jesus, ensina-me de que modo relacionar-me contigo, diz-me como e que coisas devo pedir-te… Pois, se Jesus foi um homem orante, também os cristãos são chamados a serem homens e mulheres orantes. Para que possam transformar toda a sua vida numa comunhão profunda com Deus, importa dedicar espaços de tempo ao exercício da oração. Sem dúvida a oração constitui uma profunda experiência pascal. Daí cuidarmos da vida de oração, pois a oração é o grande recurso que no resta para sair do pecado, perseverar na graça, mover o coração de Deus e atrair sobre nós toda a sorte de bênçãos do céu, quer para a alma, quer pelo que respeita às nossas necessidades temporais.

- O ensinamento de Jesus sobre a perseverança na oração une-se com a severa advertência de que é preciso manter-se fiéis na fé; fé e oração vão intimamente unidas: “Creiamos para orar – comenta Santo Agostinho – e para que não desfaleça a fé com que oramos, oremos. A fé faz brotar a oração, e a oração, enquanto brota, alcança a firmeza da fé.”.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Jesus conhece o ser humano e sabe o que é essencial.. Depois de cada prece peçamos: Senhor, nós vos suplicamos!

  1. “Pai nosso, Santificado seja Vosso nome”, por meio de nossa fidelidade à vossa Palavra e ao seguimento de vosso Filho e nosso Salvador Jesus Cristo, rezemos.
  2. “Venha a nós o Vosso Reino” de justiça, solidariedade, misericórdia, fraternidade e paz, rezemos.
  3. “Seja feita a Vossa vontade” acima dos projetos humanos que excluem a tantos do direito à uma vida digna, rezemos.
  4. “O pão nosso de cada dia nos dai hoje” e ensinai-nos a partilhá-lo com os necessitados e lutar para que haja pão em todas as mesas, rezemos.
  5. “Perdoai as nossas ofensas” e dai-nos o dom da humildade para que saibamos perdoar e acolher o perdão de nossos irmãos e irmãs, rezemos.
  6. “Não nos deixeis cair em tentação” e livra-nos dos males de um sistema que produz tanta indiferença, sofrimento e morte, rezemos.

 

PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: Juntamente com o pão e vinho, oferecemos a Deus nossas orações, nossos serviços prestados na comunidade e nossa missão enquanto cristãos cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: A oração é simplesmente falar com Deus e ouvir o que Ele tem a nos dizer. Vamos ao encontro de Jesus Eucarístico sabendo que ele é alimento de nossa alma e força de nosso espírito, cantando.

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais