Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Liturgia: Solenidade da Ascenção do Senhor

Frei Carlos Rockenbach

Roteiro liturgico para o domingo 21/05/2023

Foto: Divulgação

 

“Ide por todo o mundo e fazei discípulos meus todos os povos”

ACOLHIDA

Animador: Bem-vindos queridos irmãos e irmãs à Montanha da Galiléia, de onde Jesus, antes de sua ascensão ao céu, nos envia como missionários e missionárias, para fazer de todos os povos seguidores seus. Hoje celebramos também o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema: “Não tenhais medo, eu estou contigo”, e com o lema: «Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)». Iniciando, também, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, acompanhemos a procissão de entrada precedida pelo Círio Pascal, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: Diante das dificuldades, adversidades e de nossa fragilidade humana na missão, Jesus está sempre conosco com sua misericórdia e compaixão.

- Pelas vezes que ficamos parados olhando para o céu e não assumimos com vigor profético-libertador a nossa missão evangelizadora aqui na terra, Senhor, tende piedade de nós.

- Pelas vezes que damos mais credibilidade à grande mídia que “deturpa, calunia e desinforma”, e nos fechamos ao Espírito da Verdade e as sábias orientações da Igreja, Cristo, tende piedade de nós.

- Pelas vezes que, movidos pelo fundamentalismo e fanatismo, dificultamos o diálogo ecumênico e inter-religioso e a busca da unidade dos cristãos, Senhor, tende piedade de nós.

 

HINO DO GLÓRIA

Animador: A vitória de Cristo ressuscitado já é nossa vitória. Jubilosos, glorifiquemo-lo junto com o Pai e o Espírito Santo, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: At 1,1-11

Salmo Responsorial:

Primeira Leitura: Ef 1,17-23

Evangelho: Mt 28,16-20

REFLEXÃO

- Ascender, subir é um desejo inerente ao coração humano. Há os que desejam uma ascensão meramente secularista, que ignora ou exclui a dimensão transcendente da pessoa humana, reduzindo a vivência apenas ao plano terrenal. Muitos desses são obcecados pelo consumismo desenfreado, movidos pelo desejo de ascender economicamente, de possuir, de acumular, fazendo da riqueza seu absoluto; outros, cegados pela ambição do poder, utilizam-se de estratégias, por vezes, das mais perversas imagináveis para alcançar seu intento; outros ainda, embriagados pelo palco da fama, tornam-se e sentem-se verdadeiros ídolos, falsos deuses. 

- A ascensão, em si, não é um mal. Tudo depende a que a gente quer ascender. À felicidade? À realização como ser humano, como profissional? À um sentido para a vida e à uma vida mais digna? À salvação? Toda ascensão tem uma motivação, um caminho. Para o cristão a motivação e o caminho é o próprio Jesus. Quarenta dias depois de sua ressurreição, celebramos a Ascensão do Senhor, como plenitude da Páscoa. Desde a encarnação, Jesus nos mostra o itinerário para a verdadeira ascensão: a humildade, o despojamento, o serviço gratuito, o dom de si mesmo em favor da vida dos outros, em síntese, o amor. “Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se de si mesmo, assumindo a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens... Por isso Deus o exaltou grandemente, e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome” (Fil 2,6-11). Ante o pedido de Tiago e João que queriam ascender a um lugar de destaque no seu reino, Jesus responde: “Quem quiser ser o maior seja o servo de todos. O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10,43-45).

- Participar da Ascensão requer, portanto, que alimentemos em nosso coração os mesmos sentimentos que havia em Jesus, e não ficarmos parados só olhando para o céu, mas assumir com alegria, audácia e vigor profético a missão que Ele nos confia de irmos por este mundo complexo, dividido e esfacelado, em razão de uma comunicação tendenciosa e manipuladora de uma mídia, que no dizer do Papa Francisco “distorce, calunia e desinforma”, e neste contesto comunicar  e testemunhar sua Palavra da Verdade que liberta e salva, e por meio dela fazer com todos se tornem seguidores de Jesus. O Papa Francisco na sua mensagem para este dia, nos afirma que é seguidor de Jesus quem cultivar em seu coração o verdadeiro amor, e como Ele, “falar com o coração”, para, de fato, podermos testemunhar a verdade e o amor. É o coração que nos move a nos comunicar cordialmente, de forma aberta e acolhedora, possibilitando o encontro, que nos faz olhar os outros com compaixão, acolhendo fragilidades recíprocas com respeito, em vez de julgar a partir dos boatos, fakenews, mentiras, semeando discórdia e divisões.

- Para poder se comunicar testemunhando a verdade no amor, é preciso purificar o próprio coração.  Só ouvindo e falando com o coração puro é que podemos ver para além das aparências e fazer o discernimento no mundo confuso em que vivemos. Comunicar cordialmente quer dizer que a pessoa que nos escuta ou lê é levada a deduzir a nossa participação nas alegrias e receios, nas esperanças e sofrimentos das mulheres e homens de nosso tempo.

- O falar amável pode abrir corações endurecidos, e tornar-se um verdadeiro antídoto contra crueldade, que pode, infelizmente, envenenar os corações e intoxicar as relações. Num processo de uma Igreja sinodal precisamos de uma escuta sem preconceitos, atenta e disponível e falar segundo o estilo de Deus, que se sustenta de proximidade, compaixão e ternura. Na Igreja, temos urgente necessidade de uma comunicação que inflame os corações, seja bálsamo nas feridas e ilumine o caminho dfos irmãos e irmãs.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Supliquemos a Deus, que jamais nos abandona, que envie o seu Espirito da Verdade, da Vida e da Liberdade, cantando após cada prece: Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de Amor. Vem a nós, traz a Igreja um novo vigor.

1 – Pelo Papa Francisco, grande missionário do diálogo, da unidade e da paz, para que, diante das adversidades, seja sempre fortalecido pelo Espírito Santo, cantemos.

2 – Pelos fiéis leigos, para que, como os apóstolos acolham o mandato missionário de Jesus, e como Igreja em saída anunciem e testemunhem a verdade do Evangelho a todos, cantemos.

3 – Para que, neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, movidos pelo Espírito da Verdade, tomemos consciência da necessidade de discernir e rejeitar a comunicação tendenciosa e manipuladora, cantemos.

4 – Para que, dóceis ao Espírito Santo, nos empenhemos na luta contra este modelo de sociedade excludente, e nos empenhemos para que todos tenham vida, e vida em abundância, cantemos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Jesus nos dá seu Espírito e partilha conosco a sai vida e missão. Junto com o pão e o vinho, partilhemos os dons Espírito Santo que de graça recebemos para edificar um outro mundo possível, cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: Jesus sobe para junto do Pai, mas permanece em nosso meio de muitas formas. E uma forma privilegiada de sua presença é na Eucaristia, Pão da vida para o mundo. Recebamo-lo com alegria, cantando.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais