Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Semana Santa emociona comunidade paroquial

por Denise Furlanetto

A Semana Santa da Paróquia São Pedro, em Garibaldi, contou com a participação de milhares de pessoas, incluindo crianças, jovens, idosos e enfermos. Conforme o Pároco, Frei Jadir Segala, as atividades realizadas no período de 10 a 17 de abril, representam uma semana de retiro e de encontro pessoal com Deus.

A abertura ocorreu ainda no Domingo de Ramos, com a representação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Celebração foi realizada de forma campal em frente à Igreja Matriz.

Na segunda-feira, em alusão ao tema do ano pastoral "Maria nos conduz à comunhão, participação e missão", os catequizandos da paróquia encenaram o anúncio do Anjo à Maria sobre a vinda de Jesus. Na sequência, o terço apresentado por uma família simbolizou a importância da oração em família. Ao final, houve a entrega de uma medalha e a reza da oração do Santo Anjo.

Na terça-feira, ocorreu a noite dos jovens, organizada pelo projeto Crescer. Centenas de jovens se reuniram na Igreja Matriz São Pedro para cantar e louvar ao Senhor, e refletir na presença de Santíssimo Sacramento. Nessa noite, houve a abertura da 6ª JTchêJ 2022 (Jornada Diocesana da Juventude) e a apresentação dos seus respectivos símbolos: a Cruz e um quadro com a imagem de Maria.  Padre Marciano Guerra convidou a todos para participarem da jornada que será realizada no dia 27 de agosto deste ano, em Garibaldi. Participaram, também, representantes das paróquias São Lourenço Mártir (Coronel Pilar), São Marcos (Marcorama), Nossa Senhora Mãe de Deus (Carlos Barbosa) e Nossa Senhora das Graças (Arco Verde).

Na quarta-feira, a Noite Penitencial fez a comunidade meditar e reconhecer que somos pecadores. A reconciliação permite rever os nossos erros e buscar uma vida guiada pelos ensinamentos de Cristo. Além disso, o Movimento de Emaús encenou a Parábola do Filho Pródigo. Em seguida, canções emocionaram a todos, completando o contexto das reflexões.

A Celebração dos Santos Óleos, ocorrida na quinta-feira à tarde, apresenta o toque curativo de Deus na vida das pessoas. Ao final da missa, os idosos, enfermos e demais presentes que assim desejaram, receberam o Sacramento da Unção, que conforta, ajuda a recuperar a saúde e perdoa o pecado.

O Tríduo Pascal iniciou com a Celebração do Lava Pés e Instituição da Eucaristia, encenado pelos jovens do Emaús. Ao lavar os pés dos seus discípulos, Jesus demonstra seu amor e mostra a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem. Após, o Mestre partiu o pão e o vinho e instituiu o sacerdócio para seus discípulos.

Na Sexta-Feira pela manhã, aconteceu a Via Sacra, organizada pela Ordem Franciscana, e após a Celebração da Macela. À tarde, ocorreu a encenação da Paixão e Morte de Cristo. A celebração teve início na Praça da Matriz e seguiu até a Ermida, como tradicionalmente ocorria antes da pandemia. Mais de cem voluntários do Movimento de Emaús e demais participantes, representaram com fidelidade o sofrimento de Cristo e o percurso até sua morte de Cruz, que redimiu o mundo. A morte de Jesus nos faz refletir sobre os sofrimentos atuais e sobre nossos pecados.

No Sábado Santo, aconteceu celebração da Vigília Pascal no largo da Igreja Matriz, com a encenação da Ressurreição de Cristo. A morte não tem a última palavra. A esperança do cristão é certeza. Cristo Ressuscitado entoou algumas canções que contam a história de Cristo e que tocam aos corações. Ao final da celebração, Cristo Ressuscitado e Glorioso emocionou a comunidade, em uma imagem inesquecível no alto do prédio Rex Populi. As comunidades dos bairros e interior também celebraram a Ressurreição do Senhor. O Pároco Frei Jadir enfatizou que durante toda semana foi reforçado o Otimismo e Esperança, com significado tão importante nesse período que estávamos vivendo, além da retomada da vida em comunidade de forma mais plena.

A Semana Santa foi realizada pela Paróquia São Pedro, com apoio do Movimento de Emaús, Projeto Crescer, Movimento de Cursilhos da Cristandade e Município de Garibaldi. Mais informações sobre como integrar os movimentos de Jovens e fotos das encenações podem ser acessados em www.paroquiasaopedrogaribaldi.com.br.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais