Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Inauguração do restauro da Igreja Matriz emociona público

por Denise Furlanetto

Show com Família Lima também abriu a 10ª edição do mês da Mulher

Mais de oito mil pessoas estiveram presentes na noite de 6 de março, na Praça da Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi, para a inauguração do Restauro da Igreja Matriz São Pedro. Depois de três anos de obras, a Matriz teve 90% de sua originalidade restaurada. O investimento total no Restauro foi de 2,6 milhões de reais, assegurado por recursos da Paróquia e doações espontâneas.

A noite iniciou com abertura musical com Giovanni Mattiello, mesclando canções próprias e populares. O Pároco Frei Jadir Segala,fez seu pronunciamento, enaltecendo que o sonho de restaurar a Matriz foi uma construção conjunta com todas as comunidades pertencentes à Paróquia São Pedro de Garibaldi.

O prefeito Antônio Cettolin concedeu a Frei Jadir Segala, em sua manifestação, a Medalha Giuseppe Garibaldi. Trata-se mais alta honraria que o município destina aos que contribuem com o seu desenvolvimento. Também entregou uma placa em reconhecimento à sua liderança à frente do projeto do Restauro da Matriz e aos oito anos em que está em Garibaldi..

Cettolin também abriu oficialmente a décima edição do Mês da Mulher. A programação, que inicia dia 1º de março e segue até 4 de abril, conta com mais de 30 eventos, coordenados por 48 instituições diferentes.

Garibaldi leva o título de Capital do Espumante, e assim, para marcar a inauguração, foi feito um Sabrage com homens de nossa comunidade, que representaram os doze apóstolos.  Ao fazer a contagem regressiva para o Sabrage, Segala também motivou aos presentes a olharem para a Matriz, quando foi apresentada a surpresa reservada para a noite: a apresentação da iluminação externa da Igreja. Feita em Led, escolha feita pelo custo benefício e economia de energia.

O sistema adotado é de última geração, usado em grandes eventos e Catedrais. O sistema é controlado por programa de computador, possibilitando a troca de cores e de efeitos nas cenas, sincronia com música e montagem de cenários. Como a iluminação é automatizada, o sistema possibilita mudança de intensidade e potência. É colorida na frente da Igreja e na parte dos fundos e dos Santos foi optado pela cor branca.

Para coroar a noite, subiu ao palco a Família Lima. Formada em 1994, com 9 discos e 2 DVDs lançados, já vendeu mais de 1.000.000 cópias e se apresentou nas mais importantes casas de shows do Brasil, além de já ter feito shows em mais de 13 países. O show teve duração de 1h15min e trouxe a singular fusão de música erudita e estilos variados como pop, rock e música eletrônica. Foram momentos de muita emoção e de entrega do público presente.

A agência Sicredi ofereceu Mateada em parceria com a Erva Mate Ximango. O show fez parte do II Circuito Instrumental, com realização da Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, Patrocínio Máster de Tramontina e produção cultural de Danna Produções. A Paróquia São Pedro, Sicredi Serrana e Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, foram apoiadores do evento.

 

Passado e Presente: Igreja Matriz São Pedro

            Em 18 de junho de 1920, um incêndio destruiu a velha igreja. O Pároco, João Fronchetti, envelhecido, não sentia forças para enfrentar o desafio de edificar nova igreja. Coube ao Frei Bruno de Gillonnay, com o título de Pró-Pároco, comandar a construção. A comunidade católica de Garibaldi e da região se mobilizou e o templo foi inaugurado em 15 de março de 1924. Foi a última obra de Frei Bruno, que em seguida regressou à França, sua terra natal.

            Os Freis Miguel de Mollettes e Gentil de Caravaggio tiveram incumbência de pagar as dívidas, cerca de “600 contos”. A planta da igreja veio da França, com inspiração na Basílica de Lourdes. O engenheiro Agostinho Mazzini foi o responsável pela execução.

            O estilo arquitetônico é neogótico. O templo, tendo em vista o precário material da época, teve que ser retocado várias vezes, para evitar seu progressivo deterioramento.

            A Igreja Matriz é o mais importante símbolo de religiosidade de Garibaldi. Diariamente, a Igreja Matriz São Pedro recebe turistas, que se encantam com sua história e beleza. Além da arquitetura com linhas neogóticas, destacam-se os vitrais coloridos, as pinturas murais, o altar artístico, a estatuária e seu imponente órgão de tubos.

            A Igreja estará aberta à visitação diariamente das 7h30min às 17h. As missas acontecem de terça a sexta-feira às 18h, aos sábados às 17h, e domingos às 9h e 18h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais