Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Capuchinhos desenvolvem projeto de reciclagem de plástico no Haiti

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

A delegação dos Freis Capuchinhos que atua no Haiti está dando forma ao projeto de instalação de uma usina de reciclagem em Porto Príncipe, capital haitiana. A proposta visa retirar lixo das ruas – essencialmente o plástico, para transformá-lo em telhas (no modelo das telhas de zinco). Entre os objetivos do programa, está a geração de emprego e renda, a melhora do aspecto ambiental da cidade com a promoção de uma consciência ecológica, além de colocar no mercado um produto mais barato e mais resistente, que chega a diminuir em 40% o calor dentro das residências.

Frei Aldir Crocoli, que coordena o trabalho, recentemente esteve visitando os confrades do Convento São Boaventura de Marau. Na oportunidade, ele explicou que a ideia consiste em coletar pelo menos mil quilos de material plástico por dia para servir de matéria prima para as telhas e, assim, empregar mais de 100 pessoas. Conforme o religioso, ainda são necessários em torno de R$ 100 mil para finalizar o projeto que já recebeu investimentos de organismos internacionais. O montante de recursos para colocar a usina em funcionamento fica próximo a R$ 4 milhões. Houve certo atraso, admite ele, em função da pandemia de covid 19 mas, as adaptações necessárias foram feitas e a ideia é de que em breve inicie o processo produtivo.

“O projeto é fantástico porque retira mais de mil quilos de plástico das ruas; será uma fonte de renda para cerca de vinte funcionários cadastrados e mais de cem que serão pagos segundo o peso dos plásticos recolhidos; preserva o meio ambiente, porque coloca no mercado um produto muito superior ao que existe atualmente; aproxima a família franciscana já que é um desafio assumido conjuntamente; promove a consciência ambiental pois iremos nas escolas motivar as crianças a sobre a reutilização do plástico e, também, ajuda a família franciscana vivenciar o carisma da fraternidade universal", defende ele.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais