Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

TRE determina afastamento imediato do prefeito e vice de Garibaldi

por Denise Furlanetto

Presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Pedersetti assume o cargo

Foto: Divulgação

Em cumprimento à decisão proferida no Acórdão do TRE, o juiz da 98⁰ Zona Eleitoral de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, determinou, na tarde desta sexta, que o prefeito Alex Carniel e o vice Sérgio Chesini sejam afastados do cargo, oficializando que a Presidente a Câmara de Vereadores, Márcia Pedersetti, em cumprimento do parágrafo único do art. 68 da Lei Orgânica do Município de Garibaldi/RS, assuma a prefeitura. Em cumprimento ao que foi determinado, Márcia assumiu a prefeitura. Assim que deixou a prefeitura, Alex Carniel em sua página no Facebook, se manifestou em live e também publicou o texto em sua íntegra:

Comunidade de Garibaldi,

Fui honrado com 10.681 votos. Mas, desde o dia 1º de janeiro, sou prefeito de uma população de 35.440 pessoas.

Um prefeito de todos, não interessando a bandeira política, o credo ou qualquer diferença.

Tive o reconhecimento das urnas porque representei a mudança responsável, sem destruir conquistas do passado, mas voltando os olhos para um futuro mais digno e próspero para nossa gente.

E foi assim que o Sérgio e eu, ao lado de toda nossa equipe de secretários e secretárias, encaramos os desafios: com muito, mas muito trabalho. Dialogando diretamente com a comunidade. Promovendo melhorias no interior. Investindo nas áreas de saúde, educação e agricultura. Com transparência, responsabilidade e respeito do dinheiro público e muita integridade.

- Chegamos com 3.969 consultas especializadas represadas desde 2016, e hoje grande parte já está atendida.

- O processo de vacinação foi referência na região, faltando apenas 3% para conclusão da primeira dose.

- Unidos buscamos recursos importantes para o hospital, mais de 3 milhões de reais. E aumentamos os leitos de UTI: de 10 passamos para 18.

- Na educação infantil, que antes as famílias precisavam judicializar para conseguir uma vaga, hoje, com o nosso trabalho, as filas acabaram.

- Trouxemos a Escola Cívico Militar para Garibaldi que no próximo ano, já poderá ser implantada.

- Investimos fortemente com equipamentos de informática nas nossas escolas.

-Investimos na desburocratização: ampliando o prazo do alvará provisório e implantando o sistema de domicilio eletrônico, trazendo agilidade e eficiência.

- Foi criada a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo para apoiar os empresários e pequenos comerciantes.

- Mantivemos uma estrutura de maquinário fixa no interior para melhor atender o nosso produtor rural. Temos 15 máquinas à disposição do interior.

- Foram abertos 4 poços artesianos para enfrentar os problemas de abastecimento, tão graves no nosso município. Isso é planejamento, é atacar antes os problemas para que a população não sofra.

- Fomos pra cima da Corsan, cobrando um trabalho mais eficiente, para entregar água de qualidade para o nosso cidadão e para cumprir os requisitos do que foi contratado. Exigimos que a companhia tivesse maquinário exclusivo para atender o município e não ficar dividindo com outra cidade, como era na gestão passada.

- Demos um prazo para que a Corsan fizesse a limpeza da barragem e com isso foram removidas as marrequinhas e hoje a nossa população consegue ver a barragem.

- Apoiamos a retomada do esqui, depois de 20 anos, uma promessa cumprida já no primeiro ano da gestão.

- Tivemos a retomada das gincanas, o que trouxe alegria, união, sentimento de orgulho.

- Teremos o Natal Borbulhante que mais exaltou a solidariedade e o envolvimento comunitário.

- Na segurança pública, o reforço no efetivo da Brigada e da Polícia Civil foi de 10 novos profissionais em menos de um ano.

- As obras agora são bem feitas, sem o retrabalho costumeiro que onerava e trazia prejuízos para os cofres da prefeitura. Somente nesta semana tivemos 3 obras importantes aprovadas que farão a diferença na vida da nossa gente, atendendo a Entrada Principal da cidade e o Bairro Fenachamp.

-Estamos em tratativas para aquisição de uma grande área para construção do Centro Esportivo.

Sem politicagem, atendemos a todos, seja de qual partido for. Afinal, nosso compromisso não é com o poder, e sim com a nossa gente de Garibaldi.

Sou um homem honesto, íntegro, pai de família e honrado.

E a sentença do nosso juiz de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, que viveu a eleição local, isentou nossa chapa de qualquer fraude.

No TRE, houve outro entendimento. Uma decisão disputada nos levou para a cassação do mandato. Sempre respeitarei a Justiça, mas ela também garante o amplo direito à defesa, e é isso que eu e o Sérgio vamos buscar em todos os tribunais necessários. Porque, afinal, acreditamos na Justiça e na democracia.

É mais do que respeito ao Alex e ao Chesini: é o respeito à escolha, ao desejo da população garibaldense.

Aqueles que não ganharam no voto, agora querem ganhar no tapetão. Não sabem perder e não respeitam as regras do jogo democrático. Fazem tudo pelo poder. Nesse vale-tudo, eu não entro. Porque meu saudoso pai, que este ano nos deixou, me ensinou o valor da dignidade, da honra, da retidão, da honestidade, do olho no olho, da humildade, da conversa franca e do abraço sincero.

Quero agradecer o apoio que venho recebendo. São muitas mensagens de carinho: “força prefeito, estamos contigo”, “o que vocês estão fazendo em menos de um ano é mais do que fizeram em 8 anos da administração passada”, ou “não desiste, o povo tá contigo”.

Tudo isso nos emociona e comprova que vale a pena fazer o certo, sair cedo de casa e voltar tarde com o sentimento de que faltou mais um pouco.

Gratidão, esperança e fé. Eu não desistirei de Garibaldi. Mas tenho responsabilidade e amor pela minha terra. E, por isso, quero que cada um de vocês dê o mais amplo apoio à presidente da Câmara, Márcia Pedersetti, que assume neste momento a prefeitura.

Tenho convicção de que ela dará continuidade ao nosso ritmo intenso de trabalho e contará com a qualidade de toda nossa equipe para as tantas entregas em andamento do nosso governo.

Enquanto isso, nós entraremos com os recursos para reverter a decisão.

Sempre acreditei na importância do fazer bem feito, mas com agilidade, unindo as pessoas pela capacidade e comprometimento, somando forças. E, na prefeitura, esse foi o meu ritmo: ouvindo, articulando, cobrando para fazer mais e melhor. E o resultado está aí, muitas obras e entregas em apenas 11 meses de gestão.

Mas a vida também tem me ensinado que o tempo é o senhor da razão. Como homem de fé, sei que a verdade, a justiça e, principalmente, o respeito à vontade democrática do voto, cedo ou tarde, hão de prevalecer.

Muito obrigado e que Deus nos acompanhe!

 

O que diz a defesa de Alex e Sérgio:  A defesa de Alex Carniel e Sérgio Chesini vai opor embargos de declaração junto ao TRE-RS. A defesa do prefeito Alex Carniel e do vice-prefeito, Sérgio Chesini — diante do despacho nº 0821608, do Juiz Eleitoral da 98ª Zona, Gerson Martins da Silva — informa que vai opor embargos de declaração junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), com o objetivo de sanar omissões e contradições e buscando obter efeito suspensivo da decisão que afasta o prefeito e o vice dos cargos. A defesa também irá encaminhar recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A defesa é composta pelos advogados:  Caetano Lo Pumo, Everson Alves dos Santos, Gustavo Bohrer Paim, Marcio Medeiros Felix e  Marco Túlio Aguzzoli.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais