Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Circolo Trentino participa da Tribuna Popular

por Denise Furlanetto

O assunto foi a Estrada Maria Anna Brigolin Monegat

Foto: Divulgação

Na 35ª Sessão Ordinária ocorrida na noite de ontem, (17), fez uso da Tribuna Popular o Edemar Mattuella, integrante do Circolo Trentino de Garibaldi. Partindo do Projeto de Lei do Legislativo nº 19/2022, proposto e aprovado por unanimidade na Casa Legislativa Municipal, que denomina
“Estrada Maria Anna Brigolin Monegat” o logradouro público localizado na Comunidade de Linha Camargo, trecho nas proximidades da antiga pedreira desativada, passando pelo centro da comunidade em direção ao Rio Francês, na divisa com o município de Coronel Pilar, na Tribuna, Mattuella, que também escreveu um livro sobre a família Brigolin, relatou o legado de Maria Anna: “Maria Anna Brigolin Monegat era uma guerreira.

Em 1880 foi criada uma nova Colônia chamada Colônia Guaporé e seus familiares se estabeleceram ali. Maria Anna chegou ao Brasil com 9 anos. As famílias Monegat e Brigolin até então não se conheciam. Com o tempo, Maria Anna foi para Campinho cuidar das crianças de sua irmã. Era muito bonita e chamava a atenção. Aos 14 anos, ela encontrou seu primeiro amor e engravidou ainda solteira em 1896. Após dois anos, ela engravidou novamente.

Os princípios na época eram rígidos e a família estava preocupada com a situação. Maria Anna e seus familiares tiveram a assistência dos padres na época que providenciaram aliviar a situação aproximando as famílias Brigolin e Monegat. Em 1901, casou com Giovani Monegat e tiveram mais 13 filhos. Em 1919, Giovani, seu esposo, faleceu. Ela então com 18 filhos, viúva, pobre, teve garra em criar todos os seus filhos. Fortemente religiosa, Maria Anna viveu até 1964 carregando exemplarmente a missão de ser mãe e proporcionar a todos seus filhos uma vida honrada.” No final, foi feito um registro dos familiares presentes da homenageada, juntamente com os vereadores da Casa Legislativa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais