Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

TRE-RS lança campanha para estimular participação da comunidade nas eleições de 2020

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Comitiva do Tribunal apresentou a iniciativa em Caxias do Sul, destacando pontos como o recadastramento biométrico e o Processo Judicial Eleitoral (PJE)

Foto: Rodrigo Fischer
Foto: Divulgação

“A Justiça Eleitoral na trilha da cidadania”. Esse é o nome da campanha apresentada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), nesta sexta-feira (02/08), na sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caxias do Sul. O órgão já exibiu o projeto por cidades do interior do Rio Grande do Sul, como Cachoeirinha e Lajeado.

Em época de eleições municipais em 2020, que elege prefeito e vereador de cada cidade, a iniciativa visa estimular a participação da sociedade gaúcha no pleito eleitoral do ano que vem, aproximar a Justiça Eleitoral das pessoas e incentivar o exercício da cidadania, apresentando a importância do voto em uma sociedade.  Essa é a afirmação do Corregedor Regional Eleitoral do TRE gaúcho, André Vilarinho.

Durante o evento, foram apresentados dados sobre a implantação e os procedimentos do recadastramento biométrico, que alcançou 426 cidades gaúchas desde o início em 2015, faltando apenas 21 municípios que devem concluir o processo até 2021. Vilarinho destacou que a biometria é um método que garante a segurança do voto do eleitor. “Ela (biometria) garante a segurança e identidade do voto, ou seja, que o eleitor está exercitando a sua cidadania é a pessoa cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral”, concluiu.

Como o processo eleitoral começa daqui a 60 dias, a comitiva do Tribunal ainda apresentou uma novidade para as eleições municipais, a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE), que pretende facilitar o registro e a prestação de contas dos partidos políticos em um pleito eleitoral. “O PJE também vem justamente para aproximar a Justiça Eleitoral e o TRE, o que dá mais agilidade aos processos judiciais que dizem respeito a uma eleição”, completou Vilarinho.

O lançamento da iniciativa na cidade também falou sobre a segurança da informação no processo eleitoral. Conforme o corregedor, apresentar esse tema é destacar a seguridade das urnas eletrônicas, desmistificando algumas informações falsas sobre ela. “Um outro propósito é demonstrar para a sociedade a segurança das urnas eletrônicas, porque sabemos que, nas eleições de 2018, até antes, havia muitos ataques e fake news com o intuito de quebrar a confiança (da população) em relação ao equipamento. E nós sabemos que ela é segura”, afirmou o corregedor.

O evento também apresentou o programa “Lideranças do Futuro”, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Estado, que fomenta a aproximação da Justiça Eleitoral com a comunidade, promovendo a cidadania.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais