Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Famurs promove 39ª edição do Congresso de Municípios do RGS

por Denise Furlanetto

O evento será em Bento Gonçalves entre 3 e 5 de julho

Foto: Divulgação

A Famurs realiza entre os dias 3 e 5 de julho, de quarta a sexta-feira, a 39ª edição do Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento será realizado em Bento Gonçalves, no Grande Hotel Dall’Onder. Com o tema “Unidos para superar desafios”, o congresso marca o fim da gestão Antonio Cettolin e encerra com a posse da diretoria para a gestão 2019/2020.

O evento é patrocinado por Banrisul, Corsan, Badesul, BRDE, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Também recebe apoio do Detran, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da prefeitura de Bento Gonçalves e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

A edição deste ano abordará, entre as principais pautas, a reforma da previdência e os desafios da gestão de crise nos municípios. Na quarta-feira, dia 3, será realizada a recepção e o credenciamento dos participantes. Já no dia 4, quinta-feira, está prevista apresentação do grupo musical infantil do município de Boa Vista do Sul para marcar o início do 39º Congresso. Na sequência, serão realizados painéis sobre desafios da administração pública, políticas públicas para humanização do parto e a pauta municipalista nacional, além da apresentação da Cartilha de Proteção a Pessoa Idosa.

Neste dia, também será abordada a reforma da previdência, com o secretário adjunto de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo José Rolim Guimarães; e o presidente Cettolin mediará um painel sobre “Como enfrentar situação de crise econômica nos municípios”, que vai contar com a participação do economista Eugênio Lagemann e do Secretário de Estado da Fazenda Adjunto, Jorge Luis Tonetto. Para encerrar o primeiro dia de debates, a Famurs recepcionará os prefeitos participantes em um jantar a ser realizado na Vinícola Peterlongo, em Garibaldi.

Das 9h às 11h, também será realizada uma reunião com os secretários de Fazenda e Finanças. Promovido pelo Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças (CONSEF/RS), o encontro será na Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes e terá como pauta “A hipótese de incidência de PASEP nas operações intraorçamentárias relativas a RPPS”. Na sexta-feira, o Congresso vai ser marcado por solenidades. O prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, vai ser empossado presidente da Famurs para a gestão 2019/2020.

A diretoria será composta pelos vices-presidentes Cleiton Bonadiman, prefeito de Seberi; Emanuel Hassen de Jesus, prefeito de Taquari; Fábia de Almeida Richter, prefeita de Cristal; Guilherme Rech Pasin, prefeito de Bento Gonçalves; Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul; Ronaldo Boniatti, prefeito de Nova Pádua; e Vilmor Carbonera, prefeito de Vila Flores.

Também no dia 05 serão conhecidos os vencedores do 3º Prêmio Boas Práticas e será realizada a entrega da Medalha de Mérito Municipalista a personalidades que trabalham em prol do fortalecimento do municipalismo gaúcho. Simultaneamente à realização do 39º Congresso de Municípios do RS, acontece o 26º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul e o 1º Fórum dos Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul, no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais