Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Garibaldi realiza Conferência Municipal do Meio Ambiente

Baixar Áudio por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

As boas práticas e soluções para o desenvolvimento de uma Garibaldi mais sustentável volta a ser foco de debate nesta segunda, quando inicia o 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o evento será transmitido pela fanpage da Prefeitura de Garibaldi, de 31 de maio a 2 de junho, a partir das 19h, sendo que cada dia conta com um painelista e espaço de interação para o público tirar dúvidas e enviar perguntas.

Em entrevista à Rádio Garibaldi, o Secretário do Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa, explicou que estes fóruns são essenciais para o debate com a comunidade, além de conscientizar sobre a responsabilidade do coletivo sobre a preservação do meio ambiente e dos hábitos necessários.

Outro ponto ressaltado por Dalla Rosa é a separação dos resíduos no município, que ainda é feita de forma errada, sobretudo nos bairros. Conforme o responsável pela pasta, o grande desafio é engajar a comunidade para fazer o básico: dividir o lixo orgânico e o seco em sacos separados.

O secretário explica que quanto maior volume de resíduos misturados, maior é o gasto da administração municipal para destiná-lo corretamente, já que o resíduo encaminhado para o aterro sanitário em Minas do Leão, é pago de acordo com o peso total. Dessa forma, a separação incorreta do lixo do orgânico com os demais materiais descartados, inviabiliza a reutilização e aumenta a quantidade de resíduos que precisam ser enviados ao aterro.

Pensando nisso, a pasta tem se mobilizado para reforar ações de logística reversa, como o recolhimento dos volumosos por meio dos containers, a coleta dos eletrônicos junto ao ginásio municipal, assim como estudar adotar a coleta de pneus, vidros e óleo de cozinha, resíduos que se não descartados corretamente possuem grande potencial poluidor, além de poder causar acidentes com os profissionais que prestam o serviço de recolhimento.
 

Entrevista em ouça a notícia

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais