Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Organovita oferece estrutura de turismo focada em produtos orgânicos, na Serra Gaúcha

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Visitantes agora podem fazer tour guiado com degustação de sucos e vinagres

Foto: Lúcia Moraes Favero

No mercado desde 1996, a Organovita inaugurou no sábado (17/09), sua estrutura de turismo focada em produtos orgânicos. Seguindo o conceito de "Família Orgânica", que valoriza matérias-primas sustentáveis e 100% oriundas da agricultura familiar, a empresa localizada na Linha São Luis do Araripe, interior do município de Garibaldi, passa a oferecer aos visitantes três opções de passeios guiados e degustações de sucos e vinagres.

A primeira delas é a Degustação Tradicional, em que o visitante pode saborear gratuitamente sucos e vinagres orgânicos no empório instalado na Ecopipa. Como o próprio nome sugere, o espaço foi construído com madeira de desmanche de antigas pipas de vinho utilizadas pela extinta Vinícola Tamandaré. Além das paredes, portas e janelas foram recicladas de antigas moradias. Já o telhado, em formato circular, foi construído utilizando mais de 320 mil embalagens Tetra Pak.

Já na Visita Origem, o turista desfruta de uma experiência guiada pela fábrica de sucos orgânicos, local onde teve início a produção da Organovita, ainda com o nome de Econatura. O percurso é finalizado na Ecopipa, com degustação de sucos de frutas diversas, com destaque para uva bordô, laranja, maçã e tangerina. O custo é de R$ 20 por pessoa, valor revertido em produtos no empório. Por fim, o Tour Genuíno oferece um passeio à fábrica de vinagres orgânicos, com caminhada pela propriedade da Organovita e encerramento com degustação dos produtos da marca. A visita tem custo de R$ 50, também revertidos em compras. As atrações serão disponibilizadas todos os dias, incluindo domingos e feriados, mediante reserva.

Além da elaboração de produtos saudáveis, a empresa guia suas ações pelo princípio de "Família Orgânica". Toda a matéria-prima utilizada é proveniente da agricultura familiar. Atualmente, a cartela de fornecedores conta com 13 famílias produtoras de uva orgânica na Serra Gaúcha e cinco produtores de maçã orgânica na Serra Catarinense. Além disso, a marca segue o conceito de upcycling (do inglês, reutilização), que consiste em reaproveitar materiais que seriam descartados. Um exemplo disso é a utilização de resíduos de uva e maçã na elaboração de produtos, como óleo e farinha.

Bruna Postingher Accadrolli, nutricionista responsável pelos setores de qualidade e marketing da Organovita, concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática na manhã de hoje. Confira o áudio na íntegra (acima).

 

A saber:

1 - Reservas para as atrações turísticas podem ser feitas pelo Instagram @organovitaorganicos,  telefone (54) 3462-1074, WhatsApp (54) 99713-2802 ou ainda pelo e-mail [email protected].

 

 

2- Localizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Organovita dedica-se exclusivamente à elaboração de produtos orgânicos. Uma história que iniciou com a união da família de Deomira e Luiz Postingher com o casal Rosa e Telvi Piccinini, em 1996, com o nome de Econatura. A empresa foi uma das pioneiras na elaboração de suco de uva orgânico integral no país, por meio da marca Uva’Só

3- Seguindo o objetivo de ampliar a gama de produtos, lançou em 2019 sua nova identidade: Organovita. Com toda a matéria-prima originária da agricultura familiar, a empresa é uma ecofábrica que adota práticas sustentáveis em todas as etapas nos processos de elaboração dos seus produtos, o que garante ao seu portfólio o certificado Ecocert Brasil.

4- Atualmente, a gestão da empresa é compartilhada pelo casal Deomira e Luiz com os filhos Bruna, César e Fabrício. Além de atender o mercado nacional com marcas próprias e atuar na elaboração de produtos orgânicos com marcas de terceiros, a empresa também atende o mercado internacional. Desde 2021, foi estabelecida a Organovita USA, no estado norte-americano da Flórida, visando a distribuição de seus produtos nos Estados Unidos por venda online e lojas físicas. 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais