Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Engenheiro explica como construiu micro usina de energia na cascata de Linha Araújo

Baixar Áudio Central de Conteúdos Rádio Garibaldi

Ela produz energia elétrica sustentável sem afetar o meio ambiente e é mais econômica

O engenheiro Flavio Roberto Varani Júnior, durante participação no programa Comando Geral desta quinta-feira, 19/01, na Rádio Garibaldi, explicou como surgiu a ideia de construir uma micro usina hidrelétrica, na cascata de Linha Araújo, às margens da propriedade da família Malvessi, no interior de Garibaldi. Denominada de micro usina EcoSocial, ela produz energia elétrica sustentável sem afetar o meio ambiente e é mais econômica.  

Segundo Flavio, o projeto surgiu em 2016, juntamente com outros engenheiros, como tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Engenharia Mecânica. “No início ele cabia na palma da mão. Foram experimentos que a gente fez e tivemos diversos desafios, pois não havia nada no Estado até aquele momento sobre micro geração de energia hidrelétrica. Foi tudo novo e tivemos que começar do zero. Queríamos ter desde o início um olhar muito forte com a questão ambiental. Optamos por utilizar o mínimo de mão de obra possível, por conta dos riscos que o local oferece”, falou o engenheiro.

Para tirar a ideia do papel e pôr em prática, o grupo enfrentou alguns desafios principalmente por se tratar de um projeto inovador. “Tivemos muitos desafios. O primeiro deles foi encontrar os locais ideias que pudesse ser implementada essa usina. Depois de um mapeamento feito através de visitas e pesquisas no Google Maps, fomos visitar esses espaços. Após tivemos que conversar com os donos destes locais, explicar a proposta, conseguir licenciamento ambiental com a Fepam, selecionar equipamentos para a micro geração de energia, implantação do projeto, além de encontrar parceiros. Por sorte visitamos o Mercado São Lucas e eles aceitaram a nossa proposta e entraram junto com a gente nessa ideia”, destacou. 

Com a parceria, o grupo São Lucas utiliza a energia limpa e sustentável em suas duas lojas instaladas em Garibaldi (mercado e agropet). O contrato foi firmado em setembro de 2022 e tem duração de 13 anos.  

Para quem tiver interesse em implementar o serviço de micro geração de energia sustentável, Felipe afirmou que presta consultoria gratuita. O contato é (51) 9 9234-6826. 

Fotos: Arquivo Pessoal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais