Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Garibaldi celebra 116 anos com apresentações em frente à Prefeitura

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Escolas e crianças prestaram sua homenagem ao município

Foto: Gabriele Baruffi

Garibaldi comemora nesta segunda-feira, 31 de outubro, 116 anos de emancipação política. Foi no dia 31 de outubro de 1900, em que o governo elevou a colônia Conde D'Eu à condição de município, que passou a chamar-se de Garibaldi, em homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi, que participou da Revolução Farroupilha e é considerado "herói dos dois mundos".

As comemorações iniciaram no dia 14 de outubro com a realização do 6º Vintage e encerrando na manhã desta segunda-feira com apresentações de escolas em frente à prefeitura municipal. A recepção foi feito pela banda Marcial do Colégio Sagrado Coração de Jesus; em seguida aconteceram as apresentações da Escola Especial Bem Me Quer; da Escola Nossa Senhora da Glória; Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi; escolas municipais de Educação Infantil de Garibaldi Pingo de Gente, Espaço Aprender e Criança Esperança representando os Freis Capuchinhos e os Imigrantes Italianos; alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil Crescendo com Alegria e Semeando o Futuro apresentaram a bandeira do município.

Em seguida, foi entregue, de forma simbólica, um cd com a regravação do Hino de Garibaldi, projeto financiado pela Secretaria de Turismo e Cultura. A regravação aconteceu no mês de junho, na Escola Santo Antônio e foi feita pelo coral Carlos Gomes e convidados. A letra do Hino é atribuída às Quartanistas de 1969, do Colégio São José. A turma - hoje equivalente à 8ª série – era formada por 37 meninas, com idades entre 15 e 16 anos. O Hino teria surgido durante uma aula de português, como atividade didática, quando a Irmã Alberta Tasca sugeriu que as alunas compusessem poesias sobre o Município. Os melhores trechos foram selecionados e deram origem à letra. A música é assinada pela Irmã Lina Toigo e o arranjo é do Frei Nicolau Lucian.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais