Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

CIC celebra força da Indústria para o desenvolvimento humano, econômico e social de Garibaldi

por Denise Furlanetto

Evento foi comemorado no dia 26 de maio

Foto: Divulgação

A celebração do Dia da Indústria 2023 na CIC Garibaldi foi marcada pelo resgate das principais evoluções históricas do setor e por uma experiência gastronômica que marcou cada uma dessas fases. Mais de 150 representantes de empresas e entidades participaram do evento, realizado na noite de sexta-feira, 26 de maio.


O presidente da CIC, Carlos Bianchi, parabenizou a todos os empreendedores e trabalhadores da Indústria e enfatizou que o momento também merece reflexão, já que as incertezas da economia nacional, aliada à pressão cada vez maior da carga tributária e o desestímulo à produção, colocam o setor produtivo nacional na corda bamba periodicamente.


“Mas como abnegados, enxergam a parte do copo meio cheio e reconhecem o papel que desempenham na sociedade, principalmente por fomentar novos negócios e serviços e, do ponto de vista humano, por proporcionar oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional”, afirmou.


As empresas do setor da Indústria em Garibaldi empregam, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 9.264 pessoas, sendo que, no primeiro trimestre de 2023, abriram 1.569 vagas de trabalho formais. Em 2022, de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, faturou mais R$ 5 bilhões, representando 65,3% da economia local.


O evento proporcionou uma viagem no tempo, conduzindo os participantes pelas mudanças que definiram as grandes transformações da Indústria, desde a introdução das máquinas à vapor do Século XIX, passando pela chegada a eletricidade, a produção em escala, o surgimento dos primeiros robôs até os dias atuais com a Indústria 4.0. Monitores de TV exibiram vídeos que contaram cada uma das revoluções industriais.


“Nossa história, quase centenária, nos permite abraçar o setor empresarial garibaldense e regional e além de homenagear, também agradecer pela confiança de estar conosco nos mais diversos momentos”, salientou Bianchi.
O prefeito, Sérgio Chesini enfatizou que as indústrias são a mola propulsora da cidade, intensificando o crescimento, gerando emprego e renda à população e atraindo investimentos e tecnologia para os garibaldenses. 


“É através dos produtos desenvolvidos aqui, muito especialmente, que o nome de Garibaldi percorre o planeta, levando consigo a qualidade que é característica da nossa gente, de um povo empreendedor e vocacionado para o trabalho”, destacou Chesini.


A Escola de Gastronomia do Senac elaborou um cardápio especial, inspirado nas diferentes fases históricas da indústria, com o resgate de ingredientes usados em cada uma delas. O menu “Sabores da Industrialização” foi assinado pelo chef Gustavo Bonfiglio. Além disso, um show de Caroline Gobbato e Paulo Johann brindou os presentes, ao som de um piano colocado no centro do salão de eventos.
A promoção teve a coordenação da diretoria da Indústria da CIC. Para o vice-presidente setorial da entidade, Pedro Carrer, é inegável que há uma estreita relação entre o setor industrial e desenvolvimento socioeconômico, já que é a grande geradora de empregos e, com isso, contribuiu para  a diminuição das desigualdades sociais.


“Ao longo da história o setor já passou por muitas crises. Paralelamente, também tem crescido sua responsabilidade social e ambiental, tendo que se adequar constantemente a técnicas e métodos sustentáveis, onerando sobremaneira os custos produtivos. Nessa linha, percebe-se que a Indústria amadureceu, deixando para traz a essência lucrativa para assumir um verdadeiro compromisso com a cidadania empresarial”, complementou. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais