Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Frota de Garibaldi em 2016 tem o menor crescimento dos últimos 19 anos

por

Mesmo assim é expressivo o número de veículos por habitante, bem acima da média nacional

Foto: João Paulo Deluca

Garibaldi não fugiu a regra nacional e estadual no incremento da frota de veículos. O ano passado foi o ano de menor ingresso de veículos novos e usados na frota conforme levantamento do Detran do período de 1997/2016. De acordo com o coordenador do CRVA de Garibaldi, Marcelo Antoniazzi Romio, em 2016 se somaram a frota 585 veículos, sendo que desta quantidade, foram 303 novos e 282 usados.

A desaceleração da economia num todo é a explicação para o menor crescimento. Por outro lado, este crescimento menor pode ser festejado para uma cidade que tem uma estrutura viária antiga e que já está tendo dificuldade no fluxo do veículo, principalmente em horários de pico, como finais da manhã e  tarde.

Também este fato pode sugerir mudanças nos hábitos de algumas pessoas em relação a mobilidade urbana que passaram a perceber que um carro particular tem muitos custos com manutenção, estacionamento e especialmente em função do preço do combustível. O ano em que houve um grande incremento da frota foi em 2012, quando foram adquiridos entre novos e usados 1.377 veículos. Deste total 664 veículos novos e 713 usados.

Mesmo com essa desaceleração do crescimento da frota, Garibaldi está acima da média nacional. Com uma população de 33 mil habitantes e uma média de 24 mil 377 veículos cadastrados até o final de 2016, Garibaldi apresenta uma densidade de 1.9 habitante por veículo, enquanto que a média nacional é de um carro para cada 4.9 habitantes. Do total da frota de Garibaldi, estão registrados 2.188 caminhões e 3.080 motos.

A Mobilidade Urbana é um tema que precisa ser bastante debatido para os próximos anos, entende Marcelo que também traz uma comparação do número de veículos do Rio Grande do Sul com o total de habitantes do Uruguai. Segundo ele, o Estado tem mais veículos que o Uruguai tem em habitantes.

Todos os serviços relacionados a veículos são realizados pelos Centros de Registros de Veículos Automotores. Em Garibaldi o CRVA funciona na Rua Alcides Santarosa, 493, bairro Guarani, fone 3462 3608.

Acompanhe a entrevista com Marcelo em ouça a notícia

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais