Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vale dos Vinhedos deve ganhar Plano Diretor exclusivo para a área dos três municípios

Baixar Áudio Central de Conteúdos Rádio Garibaldi

Presidente da Aprovale falou sobre o tema em entrevista à Rádio Garibaldi

Foto: Exata Comunicação/Divulgação

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) lidera um movimento para criação de um plano diretor único para a área delimitada da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, compartilhada entre os municípios de Bento Gonçalves, principalmente, além de Garibaldi e de Monte Belo do Sul.

O projeto ganhou um forte impulso na última semana, quando o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto, coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), esteve na Aprovale para anunciar a disponibilidade de recursos complementares e o comprometimento de todos para o avanço do plano.

Conforme o advogado da entidade, Roner Fabris, os municípios envolvidos vão complementar os valores de acordo com a participação territorial de cada um na área do Vale, compondo o valor para a contratação de um estudo do plano diretor da região. A expectativa é de que um edital de licitação seja lançado em janeiro, pela Prefeitura de Bento Gonçalves, que coordena os trabalhos, e a previsão é de que o estudo esteja concluído no final de 2024.

Com o plano, devem ser estabelecidos parâmetros importantes para a construção de futuros empreendimentos. Questões como o tipo e a área física das construções, bem como os locais que podem recebê-las, devem fazer parte do documento. Mais do que isso, tudo deve estar em harmonia com as características culturais e paisagísticas da região, garantindo a vocação vitivinícola do lugar e sua sustentabilidade. 

Após a conclusão do estudo para o plano diretor, o documento será encaminhado às Câmaras de Vereadores de cada município.

O presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi, em entrevista à Rádio Garibaldi, falou sobre o projeto. Clique no link em "Ouvir notícia" para acompanhar a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais