Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Cinema de Verão apresenta clássicos de Chaplin em Carlos Barbosa

por Denise Furlanetto

Exibições gratuitas serão nos bairros Vila Nova e Centro e em Arcoverde, com atividades de lazer e cultura no Ônibus-Biblioteca da Fundação Marcopolo.

Foto: Divulgação

A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte (Proarte), informa que o projeto Cinema de Verão – O Melhor de Charlie Chaplin estará no Município do dia 28 de fevereiro ao dia 02 de março. O projeto leva ao público, de forma gratuita, filmes clássicos de um dos grandes nomes da cinematografia mundial, Charlie Chaplin, e seu adorável “Carlitos”, como o personagem ficou conhecido entre os brasileiros.

As exibições serão realizadas nos bairros Vila Nova e Centro e no distrito de Arcoverde, sempre às 19h30, em telão montado ao ar livre. Se chover, há sempre uma alternativa de espaço coberto para as exibições.

A programação festeja também os 10 anos do projeto e incluem a circulação do Ônibus-Biblioteca da Fundação Marcopolo com diversas atividades de integração com o público. Nos mesmos dias das exibições de cinema, a partir das 15h, o Ônibus-Biblioteca da Fundação Marcopolo vai disponibilizar ao público informações sobre Charlie Chaplin e os primórdios do Cinema.

Nas exibições também será montada uma tenda para fazer maquiagens de Chaplin. Neste espaço também estará o ator Marcelo Casagrande, caracterizado como o personagem dos filmes do telão e disponível para interação e fotos com o público.

Projeto - Cinema de Verão

Figura fundamental do cinema mundial, Charlie Chaplin deixou obras antológicas que seguem encantando adultos e crianças. Na seleção que será apresentada em Carlos Barbosa estão os filmes "Vida de Cachorro", "O Garoto", "Luzes da Cidade", "O Circo" e “Tempos Modernos” (sinopses e programação completa abaixo).

O Cinema de Verão visa contribuir na formação de público para cinema, na democratização de acesso à cultura, na ocupação do espaço público com arte e na criação de novos espaços de convivência social. Além disso, a ideia é, também, contribuir na formação de público para cinema e na descentralização da cultura.

O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal - Brasil – União e Reconstrução, com patrocínio da Fundação Marcopolo, Reflorestadores Unidos SA, Máquinas San Martin e Banco Moneo, além da Parceria da Voestalpine, além de apoio local da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa.

Programação Carlos Barbosa, de 28/02 a 02/03

Quarta-feira - 28/02 às 19h30

Local: Praça de Arcoverde - Rua Luiza Perazzoli Giacomelli (Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no Clube Auriverde)

• "VIDA DE CACHORRO" (1918 / 33 min.): Paralelo entre a vida de um vagabundo e de um cachorro, mostra de maneira cômica e afetuosa a cumplicidade de ambos, ora um sendo o salvador, ora sendo salvo pelo outro. Num baile, uma moça que é explorada pelo proprietário do salão junta-se à dupla.

• "O GAROTO" (1921 / 52 min.): Sem condições financeiras, uma mãe solteira abandona seu bebê, que é encontrado e criado por Charlie Tramp, um desocupado. Depois de cinco anos, ele descobre que a mãe virou alguém famosa e tenta devolver a criança, passando por muitos encontros e desencontros.

Quinta-feira - 29/02 às 19h30

Local: Praça do Bairro Vila Nova - Rua José Raimundo Carlotto, esquina da Rua Caxias do Sul (Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no Ginásio do Centrinho)

• "O CIRCO" (1928 / 70 min.): Um batedor de carteiras está agindo em meio à multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso de um vagabundo, sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge do batedor e da polícia, entrando, sem querer, no picadeiro de um circo. Como suas trapalhadas fazem sucesso junto ao público, o dono do circo resolve contratá-lo e fazer dele sua atração principal.

Sexta-feira - 01/03 às 19h30

Local: Palco da Estação – Centro (Em caso de chuva a exibição ocorrerá na Rua Coberta)

• "LUZES DA CIDADE" (1931 / 81 min.): Um infeliz mas complacente vagabundo se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade. Ao saber que ela e sua avó estão prestes a ser despejadas de casa, o vagabundo cria uma série de situações para lhes proporcionar o dinheiro de que precisam, mas todas terminam em um fracasso humilhante. Porém, depois de um milionário bêbado o recompensar por ter salvado sua vida, o vagabundo pode mudar a vida da florista para sempre.

Sábado - 02/03 às 19h30

Local: Palco da Estação – Centro (Em caso de chuva a exibição ocorrerá na Rua Coberta)

• “TEMPOS MODERNOS” (1936 / 87 min.): Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não têm mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais