Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Concerto “Jazz Tango” da Orquestra Municipal de Garibaldi

por Denise Furlanetto

A Orquestra Municipal de Garibaldi realiza no domingo, dia 31 de outubro de 2021, o Concerto “Jazz Tango”, sob a Direção Artística do Maestro Luiz Carlos Zeni Junior, com o solista convidado Carlittos Magallanes e participação especial de Dúnia Elias ao piano. O concerto on-line, será apresentado às 20 horas, com transmissão pelos canais digitais da Orquestra de Garibaldi no YouTube e Facebook.

Para o Concerto “Jazz Tango”, a Orquestra traz como solista convidado Carlittos Magallanes, ao bandoneon e voz. O uruguaio Carlittos é músico, compositor, intérprete, arranjador, produtor cultural e discográfico, radicado há mais de 40 anos no Brasil. Referência no tango, em 2017 recebeu o primeiro disco de ouro de tango no Brasil. Já ao piano, a participação especial é de Dúnia Elias, musicista e compositora, atua tanto na música de concerto como na popular e especialmente na música instrumental brasileira. Integra o espetáculo “TãnTãngo”, de Hique Gomez e desde 2007 o grupo Tango’s Show.

A Orquestra Municipal de Garibaldi inova mais uma vez em seu repertório, o desafio vem com o tango, ritmo muito expressivo que traz grande carga emocional e dramática. Resultante de uma mistura dos ritmos habanera e milonga, também vertentes da música cubana. Assim como o samba no Brasil, o tango é considerado um dos mais importantes símbolos culturais da nossa vizinha Argentina. Sua origem foi no final do século XIX, as margens do Rio da Prata, em Buenos Aires - Argentina, e em Montevidéu – Uruguai.

O Concerto “Jazz Tango” traz uma combinação do tango com as já tradicionais pitadas de jazz características da big band. O bandoneon, instrumento alemão que chegou na Argentina com os imigrantes e foi incorporado ao tango, junta-se a formação de jazz da Orquestra e torna-se a estrela do espetáculo, pelas mãos do solista convidado Carlittos Magallanes.

Este concerto marca o centenário de Astor Piazzolla, importante músico e compositor argentino, maior referência neste instrumento, o bandoneon. Dele serão interpretadas algumas de suas mais importantes composições como Libertango, Oblivion e Adios Nonino. Em uma noite que promete muitas emoções, Orquestra e solista também agraciarão o público com canções eternizadas na voz de Carlos Gardel, como El Día Que Me Quieras e Por Uma Cabeza.

A transmissão será pelos canais digitais da Orquestra de Garibaldi no YouTube (https://bit.ly/2XJ4uj5) e Facebook (fb.com/orquestradegaribaldi/). Este concerto integra a programação em homenagem aos 121 anos do município de Garibaldi. A Orquestra Municipal de Garibaldi é mantida por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Garibaldi, Secretaria de Turismo e Cultura e Centro Cultural e Artístico – CECAR e conta com o apoio da Entelvias Provedor de Internet e do Clube Integração.

 

Carlittos Magallanes

Carlittos Magallanes é músico, compositor, intérprete, arranjador, produtor cultural, produtor discográfico, radicado há mais de 40 anos no Brasil. Como músico bandoneonista e intérprete, já participou de uma centena de concertos populares de Tangos junto as maiores Orquestras do Rio Grande do Sul, entre elas a OSPA. Participou das trilhas sonoras dos filmes, "Sal de Prata" e "Neto Perde sua Alma", este último ganhador do Kikito, no Festival de Cinema de Gramado.

Participou de gravações com os maiores nomes da música gaúcha, teve a honra de ver suas composições interpretadas por grandes artistas, com uma delas, recebeu o “Troféu Vitória”, como a melhor música do ano. Como produtor cultural realizou inúmeros festivais nativistas no estado do Rio Grande do Sul.

É diretor do grupo musical "Tango’s Shows". Tem quatro CD's de tango em parceria de seu saudoso amigo Carlos Garofali. Participou como músico em shows de artistas, nacionais e internacionais, como Fito Paes, Paula Fernandes no evento "Criança Esperança" da Rede Globo, espetáculo "TãnTango" de Hique Gomez, parceria com Roberto Pinheiro no show "Porto Tango", parceria com Maurício Marques no show "Tango Duo". Em 2017 recebeu o primeiro disco de ouro de tango no Brasil.

 

Dúnia Elias

Dúnia Elias é pianista e compositora, atuando tanto na música de concerto como na música popular, especialmente na música instrumental brasileira. Suas apresentações incluem música de câmara, música popular, trabalhos como atriz-pianista, solos com orquestra, trilhas para cinema mudo, e suas próprias composições.

Dentre diversos prêmios recebidos figuram o de Primeiro Lugar na categoria Trio no I Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo, Melhor Música Instrumental do XI Musicanto Latino-Americano para sua composição “O Choro do Bugio”, 2º lugar no I Festival de Música Instrumental do RS, com “Luzazul”, Prêmio Plauto Cruz no Concurso de Choro de Porto Alegre, com “Choro Pampeano”, e 2º lugar no 13º Festival de Música de Porto Alegre, com “Candombe no Bomfim”.

É pianista do espetáculo “TãnTãngo”, de Hique Gomez, vencedor do Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de 2012, tendo sido apresentado em diversas cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Desde 2007 toca no Tango’s Show com o bandoneonista uruguaio Carlittos Magallanes, tendo a honra de ter sido indicada pelo grande pianista e arranjador Carlos Garofali.

 

PROGRAMAÇÃO:

Concerto “Jazz Tango” da Orquestra Municipal de Garibaldi, com o solista convidado Carlittos Magallanes e participação especial de Dúnia Elias

Direção Artística Maestro Luiz Carlos Zeni Junior

Data – 31 de outubro de 2021, domingo

Horário – 20 horas

A transmissão será pelos canais digitais da Orquestra de Garibaldi no YouTube,  https://bit.ly/2XJ4uj5 e Facebook, fb.com/orquestradegaribaldi/.

Mais informações sobre o concerto através do e-mail [email protected]facebook.com/orquestradegaribaldi ou instagram.com/orquestradegaribaldi/.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais