Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

O constante aumento na busca por apartamentos em Porto Alegre

por Daniel Lucas Rodrigues

Confira os motivos dessa alta demanda e algumas dicas

Imagem: Pixabay
Foto: Divulgação

Nos últimos meses, todos voltaram sua atenção para a casa. Com isso, as famílias passaram a dar mais atenção ao conforto que o imóvel deve proporcionar, à boa convivência e à privacidade de cada morador. Por isso, começa a surgir no mercado imobiliário um movimento contra as pessoas que buscam apartamentos grandes. Para quem planeja futuramente fazer um upgrade, e esse momento é favorável para apartamento em Porto Alegre. Confira os motivos que alavancaram as buscas.

Estilo home office

A sede estimulou a busca por apartamentos maiores

Segundo o IBGE, até a primeira quinzena de junho de 2020, mais de 8 milhões de pessoas no país trabalhavam remotamente. Isso é mais que o dobro de 2018: antes eram 3,8 milhões de brasileiros. Muito desse crescimento se deve ao distanciamento social, mas desde 2017, o home office vem conquistando cada vez mais adeptos.

Cada vez mais pessoas trabalham em casa, morando em um apartamento com espaço para escritório. Afinal, por mais que você permaneça em seu escritório em casa, a solução ideal é manter a privacidade e ter os móveis certos para o trabalho. Alguns projetos também incluem sugestões de layout de escritório em um apartamento, enquanto outros permitem flexibilidade no layout.

Conforto essencial

A prioridade da propriedade solicitada também mudou. É o que indica a terceira vaga de estudos sobre o impacto da Covid-19 no mercado imobiliário, realizados pelo Grupo ZAP. A pesquisa mostra que 51% dos entrevistados consideram importante ou muito importante que o imóvel tenha uma área maior, e para outros 27% esse item passa a ser moderado. Ambientes bem divididos, mais banheiros e quartos também passaram a ser características desejáveis ​​do imóvel. Pesquisa do Grupo Zap mostra que 51% dos entrevistados acham grande ou muito importante que o imóvel seja maior. A visualização gratuita é desejada por 60% do público.

Descansar no apartamento

O ambiente chama a atenção por ser ideal para a distração de casa, da escola e do trabalho, bem como para promover momentos de lazer como preparar um jantar em família. Os condomínios com boas áreas de lazer também estão na liderança. Principalmente se for um projeto fornecido com peças comuns equipadas e decoradas, prontas para serem utilizadas pelos moradores.

Taxa Selic está em queda

Investir em imóveis é uma opção atraente do ponto de vista de longo prazo. Os ativos imobiliários caracterizam-se pela boa rentabilidade e baixo risco, principalmente em relação à renda variável. Porém, com as sucessivas quedas da Taxa Selic, a compra de imóveis também passou a ser vantajosa em relação à Renda Fixa. E embora a Selic esteja em um patamar historicamente baixo (2,25% ao ano), a projeção dos especialistas prevê cortes ainda maiores até o final de 2020. Isso afeta a demanda por financiamento imobiliário, que se torna mais atrativa devido à redução das taxas de juros, e requer a criação de novas modalidades de crédito oferecidas pelos bancos.

Antes de comprar um imóvel é importante ter noção destes quesitos básicos:

-Qual imóvel vai atender às suas necessidades: Antes de escolher um imóvel, pense em um imóvel, como um apartamento no Centro Histórico, e se atende às suas necessidades. Por exemplo: você precisa estar perto do trabalho? Perto do shopping?

-Tamanho da família: você tem filhos ou planeja aumentar sua família? Isso afetará principalmente o número de quartos e banheiros na propriedade.

Localização e comodidades: Verifique o conforto em todo o apartamento. Ou seja, as comodidades oferecidas pela vizinhança, as zonas de segurança e lazer presentes no condomínio.

-Estrutura da residência: Verifique a estrutura na nova localização, se você não tem problemas de encanamento ou eletricidade, verifique toda a parte interna e externa, se você encontrar pequenas falhas como rachaduras ou caixa d'água que faz barulho durante o enchimento sempre analise se essas pequenas coisas não aconteceram sérios problemas no futuro. Muitos imóveis que estão à venda já estão bem conservados, mas se você quiser fazer alguma reforma, anote também no papel.

-Por quanto tempo pretende ficar no local: Se você está planejando mudar de local de residência, mas por um curto período uma boa opção é procurar um imóvel para alugar, isso pode ser mais interessante e pode ter um valor mensal adequado ao orçamento familiar no final do mês, pois muitos acreditam que pagar aluguel é um desperdício de dinheiro, mas os fatores mais importantes são os benefícios financeiros e o tempo que você vai morar na propriedade. Coloque tudo no papel e abra uma conta, por exemplo se pretende morar em um imóvel para apenas duas pessoas, ganhe 24 meses de aluguel mensal e verifique se o valor total daquela conta vale a pena, mas lembre-se que o valor do parcelamento para a compra de um imóvel pode ser de até três vezes mais caro que o aluguel.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas saibam sobre o aumento na busca por apartamentos em Porto Alegre!

Redator fonte : Jeanderson Luiz

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais