Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Prefeito de Nova Roma do Sul destaca a mobilização da comunidade para reconstrução da ponte de ferro

Baixar Áudio Central de Conteúdos Rádio Garibaldi

Primeiro módulo da estrutura foi erguido nesta segunda-feira, dia 25

Desde o dia 4 de setembro, quando a maior enchente da história da região causou destruição em inúmeros locais, o município de Nova Roma do Sul vive um drama. Entre diversas pontes que foram levadas pelas águas, estava a centenária ponte de ferro entre Nova Roma do Sul e Farroupilha sobre o Rio das Antas. Com isso, a comunidade de Nova Roma ficou praticamente isolada. Serviços de saúde que tinham como referência o município de Farroupilha, ou ainda de educação, com a Universidade de Caxias do Sul, foram impactados diretamente. As distâncias dobraram, pois todos os moradores precisaram utilizar o acesso via Antônio Prado. Pois menos de quatro meses depois, a nova ponte de ferro já está ficando pronta.

Nesta segunda-feira, dia de Natal, o primeiro dos dois módulos foi erguido por guindastes sob o pilar central da histórica ponte, o qual permaneceu de pé depois da enchente. Com isso, o segundo módulo será erguido nesta terça, e a expectativa é de que a ponte seja liberada para o tráfego de veículos na metade de janeiro. E o ineditismo está no fato de que tudo isso foi feito pela própria comunidade, através da Associação Amigos de Nova Roma.

Cientes de que a obra de uma nova ponte, via governo estadual, poderia demorar cerca de um ano e meia, os moradores de Nova Roma do Sul passaram a se organizar e buscar recursos para viabilizar a reconstrução, inclusive com o mesmo modelo da ponte anterior. As doações para a obra, estimada em cerca de R$ 6 milhões, vieram das mais diversas maneiras: desde um agricultor que fez a rifa de um porco, até os associados da Sicredi, que doaram mais de R$ 2 milhões.

Em entrevista ao programa Comando Geral da Rádio Garibaldi, o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, destacou o ineditismo da iniciativa, feita com a mobilização da população. Além disso, também citou que o valor total da obra deve ser alcançado em breve, e que outras iniciativas semelhantes serão feitas para a conservação das estradas e para facilitar a mobilidade no município.

Confira a entrevista com o prefeito clicando no link “Ouvir notícia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais