Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Professor da Fisul de Garibaldi alerta sobre o risco de apagão que o Brasil enfrenta

Baixar Áudio por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A região Sul está vivendo dias de chuva, com precipitação de acordo com ouvinte da Rádio Garibaldi, variando de  115 a 130 milímetros, de quarta a quinta-feira. Mas esta chuva que está caindo aqui está carente em outras regiões como a Sudeste que está enfrentando forte estiagem e isto está provocando uma grande crise hídrica no país.

Os gaúchos poderiam pensar, mas o que a gente tem a ver com outras regiões, e o especialista em energia, professor Franklin Miguel, explica que todo o sistema no Brasil de energia elétrica está interligado e as consequências são direcionadas a todas partes do país.

A tarifa de luz tem aumentado por este motivo e o Brasil está vivendo a pior crise hídrica dos últimos 80 anos. 

Em entrevista à Rádio Garibaldi, o professor que é coordenador do MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico da Fisul e também diretor Geral da maior empresa comercializadora de energia do Brasil, a Copel Mercado Livre, diz que os reflexos serão vividos até o ano que vem.

A piora e um possível apagão vai depender do comportamento da população. Se tivermos um verão forte e exigirá maior consumo para refrigeração, esta situação pode se agravar. O Operadora Nacional do Sistema Elétrico – NOS- já admitiu, em nota técnica, dificuldades para atender a demanda de energia do país  em outubro e, principalmente, novembro. Essa dificuldade viria do “esgotamento de praticamente todos os recursos [de potência de energia] no mês de novembro”.

O que se observa de positivo são as novas formas de busca de energia, novas concessionárias e a própria possibilidade das empresas e consumidores em geral buscaram a geração de energia solar, com placas fotovoltaicas.

(entrevista completa em ouça a notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais