Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Inicia a retirada do órgão de tubos da Igreja Matriz de Garibaldi

por Denise Furlanetto

A igreja Matriz ficará fechada para a segurança de todos e visando a retirada do órgão até esta sexta-feira e as celebrações serão na igreja dos Capuchinhos

Foto: Divulgação

Um dos projetos da Paróquia São Pedro na celebração dos cem anos é a restauração do órgão de tubos que está sem tocar há dez anos. Foi contratada uma empresa de Novo Hamburgo, da família do construtor, e especializada neste tipo de instrumento e que está fazendo a retirada do mesmo para o conserto das peças. O valor da reforma é de R$ 340 mil. Para fazer frente aos gastos, a Paróquia lançou uma campanha com doações espontâneas. As doações acima de R$ 100 ganham uma réplica do próprio órgão de tubos. Muitas empresas da cidade já colaboraram.

Além da recuperação histórica e cultura para Garibaldi, o restauro do órgão tem um objetivo maior: fazer a melodia ressoar pela Igreja Matriz novamente em celebrações, casamentos e outros momentos. Quando o órgão for retomado serão oferecidas aulas de música para interessados. Um frei capuchinho será o responsável pelas lições. O pároco, Frei Édson Secchin, diz que, depois do restauro, o órgão também poderá ser usado em eventos do município, como no Festival do Grostoli, já que a festa ocupa o largo da Matriz e muitas pessoas entram para conhecer a igreja.

A igreja Matriz ficará fechada para a segurança de todos e visando a retirada do órgão até esta sexta-feira e as celebrações serão na igreja dos Capuchinhos. Nesta quarta, tem missa às 18h, na igreja dos capuchinhos.

Está atuando no desmanche para após a recuperação do instrumento, Fábio Bohn, que é neto do idealizador do órgão de tubos, João Edmundo Bohn. Segundo Fábio, o órgão vai manter a sua originalidade, mas receberá nova tecnologia no comando para facilitar o toque do órgão. Ele conta com especialistas da Argentina para esta revitalização que demandará um tempo de conserto de quase um ano. Ainda segundo Fábio, será modernizada a parte de comandos para facilitar o toque e auxiliar o músico. Esse é um dos maiores existentes no Rio Grande do Sul e ele diz que está muito bem conservado. Fábio é o último membro da família a seguir os passos do avô no trabalho de órgão de tubos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais