Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Rádio Garibaldi AM comemora a migração para FM e os 67 anos de existência

por Denise Furlanetto

Dia 25 de fevereiro de 1956 era oficializada a Rádio Difusora Garibaldi

Foto: Divulgação

A Rádio Garibaldi que presta serviço de comunicação à comunidade há 67 anos passou a contar um novo capítulo, a partir da migração da faixa de frequência AM (amplitude modulada) para FM (frequência modulada).  A autorização do Ministério das Comunicações foi publicada no Diário Oficial da União, em 23 de dezembro de 2022. Para celebrar esta conquista, no dia 3 de março, ocorrerá a solenidade de inauguração da Tua Rádio Garibaldi FM 101.5 e comemorar os 67 anos da Rádio Garibaldi, em evento às 18h30, na Pousada dos Frades para autoridades e convidados. A data de oficialização da Rádio Garibaldi é de 25 de fevereiro de 1956.

A Rádio Garibaldi há pelo menos seis anos vivia a angústia de espera para mudança de faixa, diz o diretor Frei Clemente Dotti. Enquanto outras migravam para FM, a rádio local ficava para trás e com possibilidade de entrar na faixa estendida. Porém, com o apoio de diversas pessoas, autoridades e da equipe foi possível conquistar esta mudança de faixa que traz muito mais qualidade à transmissão das ondas de Rádio.

“Enquanto as coirmãs da “Rede Tua” formada por sete emissoras que a Rádio Garibaldi está inserida migravam para FM, o que ocorreu em 2017, as Rádios São Francisco de Caxias do Sul e a Rádio Garibaldi ficaram de fora. Era destino sermos duas rádios na faixa estendida. Mas nunca se perdeu a esperança de troca de frequência. E conseguimos, graças ao esforço e a criatividade do engenheiro Cláudio Lorini, com a cobertura da AGERT na pessoa do diretor Roberto Melão com sua diretoria, o Escritório Central e a persistente cobrança do andamento do processo do gerente José Carlos Cichelero”, diz Dotti.

A mudança de uma faixa para outra traz muito mais qualidade à transmissão das ondas de rádio. É que na frequência modulada FM há menos ruído para o ouvinte, além de ele ter a possibilidade de escutar a rádio em aparelhos como celulares e tablets, que já contam com essa função. Outra vantagem é o aumento na diversidade de conteúdo no dial. As emissoras também ganham com a migração, pois os equipamentos para transmissão e FM são mais econômicos que os usados na amplitude modulada AM. Sem contar no aumento de audiência, já que os usuários costumam sintonizar as estações em FM. E o rádio é um dos meios de comunicação mais acessados como fonte de informação e de entretenimento. O Perfil de audiência da Rádio Garibaldi é de 54% feminino e 46% masculino, atingindo a seguinte faixa etária: 15 a 34 anos, 22%; 35 a 60 anos com 57% e mais de 60 anos com 21%. Está presente além do Rádio em APP, Site e Redes Sociais.

Com a frequência em FM aumenta o alcance da Rádio Garibaldi que tem abrangência com som local nos municípios de: Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Roca Sales, Santa Tereza e Salvador do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais