Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Prefeitura de Garibaldi adere ao programa Avançar do Governo do Estado visando investimentos em açudes, cisternas e poços artesianos

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Apesar da chuva dos últimos dias ter amenizado a situação da estiagem, a Prefeitura de Garibaldi vai buscar a ajuda do Governo do Estado para a construção de, pelo menos, 10 açudes, um poço artesiano e cisternas. As ações de enfrentamento à seca fazem parte do programa estadual Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.

A decisão de aderir ao programa foi tomada durante reunião do prefeito em exercício, José Bortolini, e do grupo de trabalho que representa entidades ligadas ao setor primário. O encontro contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa; de Segurança e Mobilidade Urbana, Robson dos Passos; de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Clarisse Lagunaz; do extensionista da Emater, Henrique Queiroz; do gerente de assistência técnica da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Evandro Bosa; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luciano Rebelatto; do coordenadora da Defesa Civil, Leo Gusso e do  secretário de Agricultura e Pecuária, Lívio Bortolini.

Segundo a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, todos os municípios que manifestarem interesse receberão microaçude e poço, visando ao atendimento, em especial, das comunidades rurais que mais sofrem com a escassez de recursos hídricos.

A proposta é que sejam escavados, num primeiro momento, 10 microaçudes por município, em média. Ao todo, seis mil microaçudes estão previstos no Avançar. A Secretaria de Agricultura definiu que fechará convênio com os municípios e repassará a eles os recursos correspondentes à execução de cada lote. Caberá ao município a contratação das obras e aos fiscais municipais o ateste sobre a conclusão dos trabalhos.

Os projetos técnicos serão feitos por meio da Emater e beneficiarão os agricultores familiares. O Avançar também prevê a perfuração de 750 poços artesianos que serão entregues prontos para uso às localidades, contendo bomba submersa, quadro de comando, custo da outorga da água, instalação de torre metálica e 750 caixas d´água. Cada município receberá pelo menos um poço.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais